Comando tucano


PSDB indica Bruno Araújo e Carlos Alberto Leréia para presidir comissões na Câmara

Os deputados Bruno Araújo (PE) e Carlos Alberto Leréia (GO) foram indicados pelo PSDB nesta terça-feira (1º) para a presidência das comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática e de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara, respectivamente. A confirmação dos parlamentares que comandarão as 20 comissões permanentes da Casa ocorrerá nesta quarta-feira (2).

Caso seu nome seja ratificado, Araújo pretende priorizar a discussão de assuntos como a democratização do acesso à internet banda larga em todo o país e a renovação de concessões de TVs e rádios. De acordo com o parlamentar, o principal desafio da comissão é garantir a liberdade de expressão no Brasil. “É preciso evitar qualquer tentativa do governo de enfrentar a liberdade de imprensa, algo consagrado na nossa tradição. Não podemos aceitar que haja qualquer possibilidade de restrição ao trabalho da imprensa ou da comunicação como um todo”, defendeu.

O deputado explicou que também será importante o acompanhamento do processo de universalização da internet banda larga, pois é um processo com grande reflexo na economia e na vida dos brasileiros. O tucano ressaltou ainda que o governo recriou a Telebrás no ano passado com a promessa de realizar o Plano Nacional de Banda Larga, mas até agora o projeto não saiu do papel. De acordo com Bruno Araújo, será realizado um debate efetivo sobre o financiamento da pesquisa e da inovação tecnológica, bandeiras primordiais para o desenvolvimento do setor  e “que são a cara do PSDB”.

Carlos Alberto Leréia afirmou que a Comissão de Relações Exteriores tem um papel importante ao discutir os assuntos relacionados à diplomacia brasileira. “Queremos uma interação com o Itamaraty e com as outras representações diplomáticas que estão no país. A comissão estará atenta a todas as relações que o Brasil mantém, inclusive quando for necessário fazer críticas e promover discussões”, destacou.

O tucano disse também que o colegiado deve dar atenção especial aos brasileiros que vivem fora do país. Levantamento feito pelo Ministério das Relações Exteriores mostra que hoje mais de 3 milhões de brasileiros (1,57% da população) migraram para todos os continentes do planeta. A cada três brasileiros no exterior dois estão irregulares. “Nós temos um número significativo de brasileiros que moram em outros países e muitos estão esquecidos. A comissão pode fazer esse papel de apoiá-los”, afirmou.

Leréia criticou ainda a política internacional adotada no governo Lula. “Espero que os erros cometidos no governo anterior não se repitam nesse e que a presidente Dilma possa ter um outro meio de se relacionar com essas ditaduras que escandalizam a todos nós. O presidente Lula não teve esse cuidado”, declarou o deputado.

Play
baixe aqui

(Reportagem: Da redação/Fotos:Eduardo Lacerda/Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
1 março, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *