Tripoli defende apreciação imediata do projeto que proíbe animais em circos

O deputado Ricardo Tripoli (SP) ratificou nesta semana a importância da aprovação de seu relatório ao projeto de lei 7291/2006, que proíbe o uso de animais em circos do país. Ao participar do Jornal da CBN, apresentado por Heródoto Barbeiro, o parlamentar detalhou o conteúdo da proposta e explicou que os circos terão prazo de oito anos para destinarem corretamente os animais ainda existentes em seu plantel.

Em 2009, o parlamentar paulista, que é coordenador do Grupo de Trabalho da Fauna da Frente Parlamentar Ambientalista, foi o relator da proposta na Comissão de Constituição e Justiça. Na ocasião, o substitutivo de sua autoria que veda o emprego de animais em atividades circenses foi aprovado por unanimidade.

Na avaliação de Tripoli, a proibição na utilização de qualquer espécie em circos representa uma evolução na legislação. “É passada a hora de encerrar a crueldade contra os animais. Não somos contra os circos. Somente não podemos tolerar que atrocidades aconteçam nestes ambientes”, ressaltou.

Durante a entrevista, o deputado também citou que diversos países já optaram pela proibição do uso de animais em circos. Entre eles, estão Áustria, Costa Rica, Dinamarca, Finlândia, Índia, Israel, Cingapura e Suécia. No Brasil, a proibição já existe em sete estados: Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo.

O parlamentar paulista também adiantou que apresentou requerimento de urgência para apreciação da matéria. O documento, endossado por líderes de diversos partidos, solicita que a Mesa Diretora da Câmara agilize a votação da matéria, que está pronta para a pauta e tramita em regime de prioridade. O deputado acredita que com a iniciativa o projeto será apreciado ainda este ano.

Para ouvir, clique AQUI

(Da assessoria do deputado)

Compartilhe:
10 fevereiro, 2011 Últimas notícias 1 Commentário »

Uma resposta para “”

  1. E tem que proibir os Zoológicos também.
    Sou contra manter animais fora de seu habitat por comodidade ou atração.

    Os únicos animais que poderiam ser permitidos para residências como estimação são cães e gatos.

    E com a excessão dos demais para criação que o homem usa para subsitência (cavalos, bois etc).

    Fora estes, todos os outros que são de Zoológico e Circos, além de outros tipos de coleções exóticas tem que ser proibídas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *