Falta humildade


Governo deveria assumir suas responsabilidades pelos apagões, cobram deputados

Os deputados Domingos Sávio (MG) e Jorginho Mello (SC) afirmaram nesta terça-feira (8) que o governo federal precisa tratar a população brasileira e o setor energético com mais responsabilidade e assumir seus erros. Semana passada, um blecaute afetou mais de 40 milhões de pessoas em oito estados do Nordeste. Diante do ocorrido, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, veio a público para classificar o problema de mera “interrupção temporária de energia”. Ontem o Planalto apontou a suposta causa da falta de energia: uma falha no cartão de proteção da subestação de Luiz Gonzaga, situada entre Pernambuco e a Bahia.

De acordo com a imprensa, ainda resta a dúvida sobre o que motivou a falha. O equipamento teria sido desligado, emitindo sinal equivocado de que o sistema estava sob ameaça. Isso provocou o desligamento de uma linha e desencadeou o apagão. Apesar do problema que levou escuridão ao Nordeste, o ministério assegura que a manutenção do cartão de proteção estava em dia.

Para o deputado por Minas Gerais, a gestão petista precisa mudar seu comportamento. “O governo não pode fingir que não é com ele. O primeiro passo é ter a humildade de reconhecer que falhou para que possa corrigir esses erros. Quando acontece algo ruim, o Planalto precisa assumir sua responsabilidade. E a presidente, obviamente, tem o dever de reconhecer sua culpa e tomar atitudes concretas para que esse tipo de problema seja resolvido”, exigiu Domingos Sávio. O tucano lembra que os apagões provocam uma série de transtornos sociais e econômicos, como mortes em hospitais e prejuízos para as empresas.

Na avaliação de Jorginho Mello, se o governo não tratar desta questão com responsabilidade, esses blecautes vão se agravar cada vez mais em todo país, causando prejuízos irreparáveis a sociedade. “É preciso mais investimento no setor elétrico, senão teremos problemas seríssimos. Não adianta fazer de conta, dizer que fez e só ficar na propaganda. O que precisa, efetivamente, é o aporte de recursos para tirar o país dessa situação”, alertou, ao se referir ao clima de insegurança na área de geração de energia.

Nesta segunda-feira, deputados do PSDB apresentaram requerimento no qual pedem esclarecimentos sobre o apagão ao ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. Eles vão pedir ainda que o Ministério Público investigue o caso e que o Tribunal de Contas da União (TCU) e Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) façam auditorias.

Diante dos blecautes, estratégia do Planalto é “terceirizar” responsabilidades

> Dias após Dilma Rousseff ter afirmado taxativamente que o país estaria livre de apagões, um blecaute afetou 18 estados em novembro de 2009 e deixou às escuras, por horas, cidades como Rio de Janeiro e São Paulo. Segundo as explicações oficiais, o problema foi provocado por raios. Para piorar, nenhuma das multas milionárias aplicadas pela Aneel pelos queda de energia foi paga por Furnas e pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico.

> Ao comentar o apagão que deixou oito estados do Nordeste no escuro na semana passada, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse que ocorreu apenas uma mera “interrupção temporária de energia”. No entanto, o “probleminha” apontado pelo auxiliar de Dilma causou inúmeros transtornos à população. Como reflexo, foram registrados diversos incidentes nas capitais, como assaltos tipo “arrastões” nas cidades de Olinda e Recife, distúrbios na penitenciária e caos na rede hospitalar do Recife, incêndio na subestação de Atalaia, em Aracaju,problemas de abastecimento de água em Alagoas, Bahia e Paraíba, além da paralisação das cerca de 60 empresas do maior complexo industrial integrado do hemisfério sul – o Pólo Industrial de Camaçari.

Play
baixe aqui

(Reportagem: Artur Filho/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
8 fevereiro, 2011 Últimas notícias 1 Commentário »

Uma resposta para “Falta humildade”

  1. Antônio Carlos de Araújo disse:

    Pois é senhor Deputado Domingos Sávio meu nobre conterrâneo!!!

    Mal podíamos imaginar que eles estavam gestando outro black-out para esta tarde em São Paulo. O Sr. Lobão bem que podia ser chamado de Ministro dos Apagões ou das Pequenas Grandes Interrupções.

    Procure no blog do PSDB, o que eu comentei sobre a cobrança de postura do Ministro Edson Apagão Lobão feita pelos Senadores Álvaro Dias e Mário Couto no dia 04/02/2011. Vai se surpreender como pude ter a percepção do próximo apagão.

    Abraços

    Antônio Carlos de Araújo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *