Desafios regionais


Deputados deixam Congresso para auxiliar governadores tucanos nos estados

Pelo menos cinco deputados federais do PSDB atuarão como secretários de governadores tucanos a partir de 2011. Homens públicos experientes, os parlamentares usarão seus conhecimentos para auxiliar os companheiros de partido em seus estados. Já foi anunciado oficialmente que Luiz Carlos Hauly (PR), Emanuel Fernandes (SP), Silvio Torres (SP), Nilson Pinto (PA) e Zenaldo Coutinho (PA) assumirão, respectivamente, as secretarias da Fazenda; de Economia e Planejamento; de Habitação; de Educação; e a Casa Civil em suas unidades da federação de origem. Todos foram releeitos em outubro, com exceção de Torres, que teve seu nome confirmado nesta sexta-feira (17).

Emanuel disse que aceitou o convite do governador eleito Geraldo Alckmin por acreditar que, como secretário, poderá trabalhar mais pela região do Vale do Paraíba. “Não foi uma decisão fácil, mas o governador fez algumas ponderações. A principal delas é que como secretário e em posição-chave do governo, poderei ajudar muito mais a nossa região”, ressaltou o tucano, reeleito deputado federal com 218 mil votos na última eleição.

 

Play
baixe aqui

Entre os desafios na nova função, está a coordenação de projetos estruturais como a duplicação da rodovia dos Tamoios e os preparativos para a Copa do Mundo de 2014. Emanuel já havia atuado como secretário de Habitação entre janeiro de 2005 e abril de 2006, na gestão anterior de Alckmin, e governou São José dos Campos por dois mandatos consecutivos, de 1997 a 2004.

O deputado Nilson Pinto, por sua vez, disse estar honrado por ter recebido o convite do governador eleito Simão Jatene para dirigir a Secretaria de Educação. “É um grande desafio que precisa ser enfrentado com toda dedicação e empenho. Afinal de contas, o Pará se destacou negativamente nos últimos anos pelo mau desempenho nessa área”, ressaltou, ao lamentar a péssima colocação de seu estado nas avaliações feitas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2007 e 2009. “Vamos trabalhar em conjunto com toda equipe para mobilizar a população paraense no sentido de fazer com que o Pará avance”, prometeu.

À frente da pasta, o tucano afirmou que uma de suas principais missões será melhorar a qualidade da educação. “Vamos investir fortemente no ensino técnico e tecnológico, além de tentar recuperar os padrões da educação básica e do ensino universitário”, explicou o deputado, que foi reitor na Universidade Federal do Pará entre 1989 e 1993.

Por sua vez, Hauly disse estar honrado por assumir uma das pastas no governo Beto Richa. Segundo ele, sua primeira ação será “colocar a casa em dia”. O deputado pretende checar o equilíbrio financeiro, as finanças públicas, as receitas e despesas e rever o andamento da arrecadação paranaense. Essa é a segunda vez que o parlamentar assume a Secretaria de Fazenda. A sua primeira gestão foi entre 1987 e 1990.

(Reportagem: Letícia Bogéa com assessoria/ Fotos: Eduardo Lacerda)

Compartilhe:
17 dezembro, 2010 Últimas notícias 3 Commentários »

3 respostas para “Desafios regionais”

  1. Erico Leivas disse:

    Parabens aos parlamentares que optaram em participar dos governos estaduais do PSDB…

    Acredito ser essa melhor estrategia para mostrar ao pais a competencia
    na administração publica, fato que temos de comparar com a atual
    forma de condução dos assuntos publicos, que a midia insiste em
    não destacar; a conferir os altos indicies de corrupção, a falencia
    do sistema educacional, sem esquecermos da saude e os aposentados
    que vergonhosamente encontram-se na ¨ UTI ¨ . . .

  2. Toninho Olveira disse:

    Creio que o nosso Governador sabe o ue está fazendo, portanto, o que cabe a cada um de nós Tucanos, é dar todo apoio e também demandar nas Secretarias, pois afinal de contas, fazemos parte deste Governo.

  3. Laertes João de Souza disse:

    O Governo Lula, depois de arquivar em cartório os “bons” dados de seu governo, teve desmascarado seu desempenho pela mídia que mostrou o descumprimento de promessas feitas no periodo eleitoral. A tentativa de desqualificar a análise da mídia foi rebatida de forma veemente. O PSDB precisa, sistematicamente, todos os dias, semanas, meses e anos, desmascarar o Lula. Nunca na história desse pais tivemos um Presidente tão cara de pau.
    Foi contra o plano real e hoje se beneficia do sucesso econômico como se ele tivesse implantado. Se apropria do bolsa familia como se tivesse implantado, se apropria do sucesso da petrobrás como se fôsse criada em seu governo. Enfim, todos os sucesso são dele. Saude, Educação, e outras mazelas como corrupção e maiss corrupção passam longe … .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *