Promessa longe da realidade


Futuro governo é incoerente ao anunciar criação de 500 unidades de pronto atendimento, afirma Barbosa

O deputado Eduardo Barbosa (MG) afirmou nesta segunda-feira (13) que novas ações para a saúde não podem ser decididas sem um estudo detalhado, sob pena de ficarem apenas na promessa. O tucano se refere ao anúncio feito pela presidente eleita, Dilma Rousseff, durante a campanha eleitoral, de que seriam criadas 500 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) em todo o Brasil. Segundo reportagem do jornal “O Globo”,  a ideia está ameaçada, pois será necessário contratar 40 mil médicos, número que o país não dispõe atualmente. Além disso, 30% das equipes do programa Saúde da Família não contam com profissionais formados em Medicina.

Para o parlamentar, Dilma vai enfrentar muitas dificuldades no setor. “A questão da saúde é muito mais complexa. Passa por um processo de financiamento, de valorização do profissional, além de um gerenciamento que realmente deixa a desejar atualmente”, avaliou.

Play
baixe aqui

O deputado lembrou que uma das saídas para o governo federal é a aprovação da Emenda 29. A proposta prevê a aplicação de recursos pelas três esferas do Executivo. Além disso, a União investiria o mesmo valor do ano anterior, corrigido pelo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todas as riquezas produzidas no país. Os estados investiriam 12% das suas receitas e os municípios 15%.

De acordo com nota técnica produzida pela liderança do PSDB na Câmara, se a regulamentação estivesse em vigor o governo federal teria cerca de R$ 86 bilhões adicionais até 2011 para investir em ações do setor.  “O próprio governo não deseja que a Emenda 29 seja aprovada. E, por isso, percebemos uma incoerência muito grande diante dos avanços que eles querem fazer na saúde”, ressaltou.

Ainda de acordo com o  “O Globo”, a equipe da petista levantou uma discussão polêmica para conseguir cumprir sua promessa de construção de UPAs: a criação do serviço obrigatório, semelhante ao serviço militar, para diminuir a falta de profissionais de saúde nos rincões do país. (Reportagem: Artur Filho/Foto: Eduardo Lacerda/Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
13 dezembro, 2010 Últimas notícias 1 Commentário »

Uma resposta para “Promessa longe da realidade”

  1. Maria Clark disse:

    UPAs é uma piada no Rio. Elas estão longe de atender como devem os pacientes.Falta de tudo. Infelilzmente o Cabralzinho usou-as como importante item para a sua reeleição.Não atendem sequer para as situações básicas o que dirá para situações complexas!
    Não funcionam,é uma falácia dizer que vão contruir 500 UPAs.É mais um canal para a corrupção,o que mais vão inventar para tirar o nosso dinheiro?
    Onde estão os Médicos, enfermeiras, aparelhos que apodrecem nas caixas e remédios que perdem a validade.É um afronta para as comunidades.
    Tudo não passa de mentiras em cima de mentiras e o povo aceita calado e morre nas filas por falta de atendimento.É uma Via Crucis permanente desse povo tão esquecido pelas autoridades constituidas.Não temos pessoal gabaritado.Só pensam no dinheiro que vão tirar de nós.O importante é faturar e o povo que morra por falta de atendimento.
    Haja corrupção para atender a todos!
    Att.

    Maria Clark

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *