Medo de Norte a Sul


Falta de investimentos do governo federal aumentou a insegurança da população, avalia João Campos

A omissão do governo federal na segurança pública dos estados faz com que a maioria da população brasileira viva assombrada pela violência. A avaliação do deputado João Campos (GO) tem como base dados divulgados na última quinta-feira (2) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Segundo o levantamento, nove em cada dez brasileiros têm medo de ser vítima de crimes como homicídio, assalto a mão armada e arrombamento de residência. O temor é intenso para cerca de 70% das pessoas e um pouco menor para cerca de 20%. O receio de agressão física é comum a 70% dos entrevistados.

Para o tucano, há oito anos o governo abandonou o compromisso com ações na área e, por isso, a sensação de insegurança dos brasileiros está nessa situação crítica. “Isso acontece na medida em que o governo não assumiu a coordenação de uma política de segurança pública para o país e não definiu uma linha de investimento. O setor  ficou sucateado, dando espaço para o crescimento da violência. Percebendo isso, a população se sente insegura”, criticou.

Os dados do Ipea, compilados no Sistema de Indicadores de Percepção Social sobre Segurança Pública (Sips), mostram também que o sentimento da população em relação à criminalidade varia conforme a região. No Nordeste, 85,8% têm medo de homicídio, ante 78,4% no Norte e no Sudeste, 75% no Centro-Oeste e 69,9% no Sul.

Além disso, a pequisa revela que as mulheres têm mais medo de serem mortas do que os homens. O temor também é maior entre os que não foram vítimas de algum tipo de crime nos últimos 12 meses. O arrombamento de moradias preocupa menos a classe média e mais os pobres e os ricos: têm muito medo desse crime 71,8% dos que ganham até dois salários mínimos e 76,3% dos que recebem acima de 20.

Ainda segundo o estudo do Ipea, o quadro de insegurança se soma ao de insatisfação e de baixa aprovação dos serviços policiais. Na avaliação do deputado, a próxima presidente deve assumir a coordenação nacional de uma política de segurança pública e de  formação dos novos policiais.

João Campos defendeu ainda a criação de um ministério que cuide exclusivamente da segurança pública e exerça o papel de planejar e articular uma política para essa área. “A criação de um ministério de segurança pública fará com que o governo assuma a responsabilidade de elaborar um orçamento direcionado ao setor”, enfatizou.

Play
baixe aqui

(Reportagem: Renata Guimarães/ Foto: Eduardo Lacerda /Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
3 dezembro, 2010 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *