Em defesa do Legislativo


Fruet faz balanço de 12 anos de mandato parlamentar e alerta para enfraquecimento do Congresso

Da tribuna, o líder da Minoria na Câmara, deputado Gustavo Fruet (PR), fez um balanço na última quinta-feira (2) do seu trabalho durante os três mandatos exercidos na Casa. O tucano disse que deixa o Congresso com o sentimento de missão cumprida após 12 anos de atuação parlamentar. Além de defender os interesses do Paraná neste período, afirmou ter procurado contribuir também para o debate sobre a função do Legislativo e sua autonomia.

Para Fruet, ao longo dos últimos anos houve um processo de concentração de poder no Executivo e de redução do papel do Legislativo. Ele criticou a banalização das medidas provisórias, o excesso de vetos pelo presidente Lula e o engessamento do Congresso, levando à judicialização da política.

“Podemos lembrar como exemplo a CPI da Crise Aérea, que só foi instalada por decisão do Supremo Tribunal Federal, provocado pela oposição depois de seguidas tentativas do governo de impedir sua instalação. Os pedidos de informação ignorados, respondidos parcial ou protocolarmente, são outro sinal do processo de aquietamento pelo qual passa o Congresso”, explicou.

Play
baixe aqui

De acordo com o tucano, o zelo do governo em manter essas informações em sigilo não se aplica aos dados fiscais de contribuintes, ao referir-se às diversas quebras de sigilo dentro da Receita Federal neste ano.

Na avaliação do líder da Minoria, o Parlamento está submetido ao governo e enfrenta uma crise de credibilidade permanente. “O próximo Congresso terá muitos desafios. Entre os principais, o de recuperar e aprofundar a sua função institucional, rejeitando o papel de mero braço auxiliar do Executivo. Isso é essencial para a democracia e a sobrevivência da credibilidade do Congresso Nacional”, recomendou.

Um político com trajetória marcante e votações expressivas

Em 1998, Fruet foi candidato a deputado federal no lugar de seu pai, o ex-deputado e ex-prefeito de Curitiba Maurício Fruet, que faleceu a 30 dias das eleições. Na disputa, acabou como o segundo candidato mais votado na capital paranaense, com 45.929 votos. “Desde então tenho procurado preservar sua memória e história, ao mesmo tempo em que construo e procuro construir minha própria trajetória e identidade, certo de que ele próprio jamais desejaria que seus filhos vivessem a sua sombra”, disse.

Em 2002, foi eleito para o segundo mandato de deputado federal, com 105.166 votos. Em 2006, reelegeu-se com 210.674 votos, o mais votado do Paraná para este cargo eletivo. Fruet agradeceu aos seus eleitores, aos parlamentares, aos funcionários da Câmara, aos profissionais de imprensa e ao líder do PSDB na Casa, João Almeida (BA).

Candidato ao Senado nas últimas eleições, o tucano recebeu 2,5 milhões de votos dos paranaenses. “É bom voltar para casa. Mas depois de ter disputado a eleição para o Senado, estou também disposto e motivado a trilhar novos caminhos em respeito à vontade popular”, afirmou. O deputado encerrou o discurso citando Guimarães Rosa: “A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem”.

(Reportagem: Alessandra Galvão/Foto: Ag. Câmara/Áudio: Elyvio Blower)

Visite o site oficial do deputado Gustavo Fruet


Compartilhe:
3 dezembro, 2010 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *