Anomalia combatida


Comissão aprova projeto que libera motorista de pagar pedágio na cidade onde mora

A Comissão de Viação e Transportes aprovou nesta quarta-feira o Projeto de Lei 5992/09, do deputado Carlos Sampaio (SP), que proíbe a cobrança de pedágio das pessoas residentes nos municípios onde se localiza a praça do pedágio. A proibição se aplica à União e aos estados, que ficam obrigados a adaptar os contratos com as concessionárias das rodovias à nova regra. O colegiado acolheu o parecer do relator, deputado Pedro Fernandes (PTB-MA). Para ele, trata-se de anomalia a cobrança de pedágio de pessoas que desejam se deslocar dentro de seu próprio município.

O projeto também determina que a manutenção do equilíbrio econômico-financeiro dos contratos, depois de revistos, será garantida por meio da prorrogação do prazo de exploração das rodovias e não mais pelo reajustamento tarifário. Sampaio argumenta que a regulamentação da política tarifária relativa às concessões e permissões públicas compete à legislação federal, segundo a Constituição.

Submetido à análise conclusiva, o projeto ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se aprovado pela CCJ, segue direto para o Senado. (Da Ag. Câmara/Foto: Eduardo Lacerda)

Comissão libera motorista de pagar pedágio na cidade onde mora

Compartilhe:
24 novembro, 2010 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *