Iniciativa jovem


Projetos inspirados no “Parlamento Jovem” mudaram realidade da juventude brasileira, destaca Lobbe Neto

O deputado Lobbe Neto (SP) destacou nesta terça-feira (23) a importância da participação dos estudantes na 7ª edição do  “Parlamento Jovem Brasileiro”. Idealizador do programa na Câmara, o tucano enumerou projetos inspirados na iniciativa que já foram aprovados na Casa e mudaram a realidade da juventude brasileira.

Uma das propostas foi a que estabelece a realização anual de exames oftalmológico e auditivo para alunos de ensino fundamental da rede pública. O texto aprovado, um substitutivo ao PL 1695/07, está em análise no Senado. Além disso, Lobbe ressaltou a PEC da Juventude (138/03), que incluiu jovens de 15 a 29 anos entre as prioridades do Estado em direitos como saúde, alimentação, educação, lazer, profissionalização e cultura. Essa mudança no texto constitucional foi discutida entre os participantes do projeto do Parlamento Jovem.

O deputado acredita que todos os assuntos relativos à juventude devem ser sempre discutidos pelos próprios jovens. “Aqui vocês conhecerão o trabalho dioturno dos parlamentares fazendo com que as propostas de suas iniciativas e populares, como foi o caso projeto Ficha Limpa, tenham êxito”, afirmou.  Para o parlamentar, é uma satisfação ver a realização do projeto mais uma vez. “Fico muito orgulhoso de ter contribuído para o processo de cidadania da juventude brasileira”, comemorou.

Conhecer para fiscalizar

Representante de Goiás, o estudante Vinícius Porto, de 16 anos, destacou que o projeto é uma oportunidade de fiscalizar a atuação dos parlamentares na Câmara. “Essa experiência nos proporciona uma vantagem sobre as outras pessoas porque conhecemos de perto como funciona a Casa. Você não pode cobrar nada de um político se não souber como o Parlamento funciona”, explicou.

Os estudantes iniciaram nesta terça-feira (23) a análise das propostas escolhidas no processo de seleção iniciado em junho. O programa é uma jornada parlamentar simulada que inclui apresentação de projetos e emendas, além de debates e votação nas comissões e no plenário. Ontem (22),  no primeiro dia de atividades, os alunos acompanharam palestras sobre o funcionamento do Congresso, processo legislativo e orçamento.

Para participar do programa, os estudantes apresentaram projetos de lei sobre diversos assuntos, com ênfase para o mercado de trabalho, pois o tema desta edição é “O Jovem e o Mercado de Trabalho”. Várias das propostas tratam de mecanismos de acesso ao primeiro emprego, como a preparação para o mercado de trabalho, a oferta de estágios em grandes empresas ou em companhias que recebam incentivos fiscais.

Participam das atividades 77 estudantes de 16 a 22 anos, regularmente matriculados no 3º ano do ensino médio em escolas públicas ou particulares de todo o país. A iniciativa, criada em 2004, já contou com a participação de mais de 450 estudantes. A novidade deste ano foi um curso pela internet para que os jovens aprendessem a elaborar um projeto de lei.

Comissão especial aprova Estatuto da Juventude

A Comissão Especial do Estatuto da Juventude (PL 4529/04) aprovou nesta terça-feira (23) substitutivo da relatora, deputada Manuela D’Ávila (PCdoB-RS). O estatuto assegura uma série de direitos para jovens, incluindo meia passagem no transporte interestadual e intermunicipal e meia-entrada para estudantes em eventos culturais e de lazer.

(Reportagem: Letícia Bogéa com informações da Ag. Câmara/Foto: Eduardo Lacerda e Ag. Câmara/Aúdio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
23 novembro, 2010 Sem categoria Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *