Direto do plenário – 23/11/10


Se o país não investir vigorosamente em obras de infraestrutura no Brasil, vai preparar um apagão de médio prazo. O apagão já é presente no setor portuário e um dia após o outro ocorrem situações de caos no setor aeroviário. O investimento em infraestrutura é condição necessária tanto para o crescimento econômico como para ganhos sustentáveis de competitividade.”

Senador Alvaro Dias (PR), ao cobrar mais investimentos em infraestrutura. O parlamentar apresentou números apontando o crescimento de 47% do PIB nas despesas governamentais de 2003 a 2010, contra apenas 2% do PIB dedicados à infraestrutura. De acordo com o senador, esse percentual corresponde a um terço do que é gasto na China e no Chile e à metade do que é despendido na Índia.

Está mais do que na hora de estabelecermos um novo pacto federativo, que não deve retirar da União o papel nuclear de coordenação administrativa do país, mas precisa assegurar aos estados e, sobretudo, aos municípios, as condições essenciais à condução de seus destinos. O modelo de organização político-administrativa do país tende a ser extremamente injusto e deficiente para com as prefeituras.

Senadora Marisa Serrano (MS). Segundo ela,  nem 16% de toda a arrecadação federal chega aos municípios. Por isso, de acordo com a parlamentar, muitas prefeituras não conseguem pagar o piso salarial do magistério e nem tratar de seus próprios doentes.

Estamos vendo o aumento de produtos estrangeiros, especialmente da China, mas as providências para proteger nossos empregos parecem tímidas.

Senador Eduardo Azeredo (MG), ao fazer um alerta para o risco de desindustrialização do país. Em seu discurso, o parlamentar apontou o problema da “invasão” dos produtos importados. Ele ressaltou que atualmente a participação desses produtos no mercado doméstico é recorde, apresentando o maior percentual desde 2003. Neste semestre, informou ele, a fatia de mercado estimada é de 22,7%.

Compartilhe:
23 novembro, 2010 DPlenario Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *