Insegurança política


Falta de autonomia da presidente eleita abre espaço para terceiro mandato de Lula, avalia Tripoli

O deputado Ricardo Tripoli (SP) condenou nesta quinta-feira (18) a atitude da presidente eleita, Dilma Rousseff, de pedir socorro ao atual presidente para resolver a crise política com o PMDB, o principal partido da coligação que elegeu a petista. Na avaliação do parlamentar, um chefe de Estado deve estar preparado para lidar com situações de pressão, mas a futura presidente demonstrou despreparo e inexperiência quando recorreu à Lula para conter a primeira crise de relacionamento com sua futura base de sustentação dentro do Congresso.

Para Tripoli, é inaceitável que o atual presidente atue como uma “sombra” no próximo governo. Segundo o tucano, o problema poderá afetar seriamente o controle da máquina administrativa levando o país a uma situação de insegurança política. “Há uma questão política muito clara de que a continuidade do governo será um terceiro mandato do presidente Lula por falta da autonomia que a futura presidente demonstra ter”, condenou.

Play

Segundo reportagem do jornal “Estado de S. Paulo”, o presidente Lula agiu rapidamente e saiu  na defesa de Dilma após a montagem de um megabloco partidário na Câmara  liderado pelo PMDB com 202 deputados e do qual também participariam o PR, PP, PSC e PTB. A ação foi combatida por  Lula menos de cinco horas depois do anúncio do bloco. O presidente  assumiu a situação e operou nos bastidores para implodir a cobrança por espaços dentro do governo ao tirar da divisão o PR e o PP.

O deputado afirmou que Dilma deverá espantar a impressão de que Lula terá mais participação no seu governo do que deveria e precisa assumir claramente as articulações políticas de sua gestão. “A autonomia deverá ser de Dilma e esse vínculo que se demostrou até hoje não pode perdurar”, alertou.

O parlamentar disse ainda estar temeroso de que esses problemas levem a presidente eleita a não cumprir o que prometeu à opinião pública durante a campanha. De acordo com Tripoli, independente do que for decidido e operado entre o PT e PMDB, a oposição irá cobrar a execução das promessas feitas antes das eleições. “Nós da oposição vamos cobrar a execução do programa de governo que ela apresentou e as medidas que a presidente disse que iria tomar no sentido de fazer com que o Brasil fique igual ou melhor do que está”, concluiu. (Reportagem: Renata Guimarães / Foto: Eduardo Lacerda / Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
18 novembro, 2010 Últimas notícias 3 Commentários »

3 respostas para “Insegurança política”

  1. Caro Deputado Tripoli, nós votamos em você porque acreditamos no seu potencial, é isso mesmo Lula terá o terceiro mandato por incompetência da presidente eleita, só que espero da oposição cobranças das 500 creches, aumento do bolsa família, 0s aviões para viagiar as fronteiras, 2.000.000 de moradias, melhores salários para os professores, conclusão da obras do PAC e do PAC 2, Banda larga para todo brasil a custo barato, aeroportos, portos, e estradas concluidas, e mais, precisamos mostrar ao eleitor brasileiro que ela não estava preparada para o cargo, primeiro sulfoco já busca ajuda isso é o começo……………..Parabes….

  2. Mancin disse:

    Ah sim, ja tinha pesadelo pensando no que poderia vir a acontecer a partir do ano que vem… Agora que irão se juntar o sujo e a mal-lavada tenho certeza que não dormirei!

    “Nós da oposição vamos cobrar a execução do programa de governo que ela apresentou e as medidas que a presidente disse que iria tomar no sentido de fazer com que o Brasil fique igual ou melhor do que está”

    Agradeço a você que se importa e que realmente fará isso. Pois se o Brasil ficar pior por causa dos incomPTentes… Bom, vamos ver o que da pra controlar né?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *