Destaque reconhecido


Aprovado projeto que dá a São Carlos o título de “Capital da Tecnologia”

O projeto de lei do deputado Lobbe Neto (SP) que dá a São Carlos (SP) o título de “Capital Nacional da Tecnologia” foi aprovado na quarta-feira (7), por unanimidade, na Comissão de Educação da Câmara. Com uma população de mais de 200 mil habitantes, a cidade concentra um altíssimo número de pesquisadores e centros de pesquisa.

Concentração de doutores – O município tem ainda a maior densidade de profissionais com doutorado do país. Enquanto a média brasileira é de um doutor para cada 5.423 habitantes, em São Carlos este número é de um para cada 180 habitantes. Além disso, concentra inúmeros centros de pesquisa e empresas de alta tecnologia de relevância naciona, como a Universidade Federal de São Carlos, a Universidade de São Paulo, a Fundação Parqtec, Embrapa e TAM, além de dois parques tecnológicos – o Science Park e Eco-Tecnológico Damha.

Como conseqüência desta alta concentração de pesquisadores e centros desenvolvedores de tecnologia, São Carlos registra também um dos maiores índices de patentes do País. E mais: 200 empresas do município são consideradas de alta tecnologia, em setores como ótica, novos materiais e instrumentação.

“São Carlos já é conhecida como a Capital da Tecnologia. Nossa intenção é que este título, mais que merecido, agora seja reconhecido em lei. Tenho muito orgulho de ser sãocarlense”, comentou Lobbe. O projeto deve ser aprovado ainda pela Comissão de Constituição e Justiça antes de seguir para o Senado. (Da redação com assessoria/Foto: Eduardo Lacerda)

Compartilhe:
8 abril, 2010 Sem categoria Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *