Ajuda essencial


Cidades do PR atingidas por vendavais aguardam liberação de recursos federais

O deputado Alfredo Kaefer (PR) está reiterando a cobrança ao governo federal para que libere recursos prometidos aos municípios atingidos pelos vendavais em meados do ano passado. “Já cobramos e conversamos pessoalmente no ano passado com a secretária nacional de Defesa Civil, Ivone Maria Valente, relatando a situação dos municípios”, enfatizou Kaefer.

Prefeitos foram orientados – O parlamentar explica que seu gabinete em Brasília repassou aos prefeitos a orientação sobre os procedimentos exigidos pelo Ministério da Integração Nacional e todo o processo burocrático foi realizado. “Apesar disso, pouco ou quase nada foi liberado”, reprovou o tucano.

Em 2009 foram pedidos perto de R$ 59 milhões para obras emergenciais em 46 municípios. O dinheiro seria utilizado para a recuperação de estradas rurais, reconstrução de pontes e bueiros, reconstrução e reforma de moradias, recuperação dos sistemas elétrico e de saneamento básico e recuperação da infraestrutura na zona rural. “Muitos produtores perderam lavouras e aviários e precisam de ajuda com a máxima urgência para cobrir os prejuízos e retomar suas atividades”, salienta o parlamentar.

Em contato com o Ministério da Integração no início da semana, o gabinete do deputado em Brasília foi informado que o governo pretende liberar R$ 30 milhões nos próximos dias. “É menos do que a necessidade, mas nesse momento é fundamental liberar o dinheiro para que as prefeituras iniciem a recuperação do que foi destruído”, reitera.

Ajuda ao HaitiAlfredo faz questão de ressaltar que apoia a ajuda humanitária do Brasil aos haitianos, “que sofreram uma terrível tragédia”. “Até pela nossa presença no país, temos o dever e obrigação moral de ajudá-los a reconstruir o país, ao lado de outras nações do mundo inteiro”, diz.

Entretanto, Kaefer questiona o descaso do governo com os milhares de paranaenses que sofreram prejuízos com os temporais. “Famílias perderam suas casas, produtores viram suas produções serem destruídas e os municípios tiveram estragos enormes na infraestrutura urbana”, observa.

O gabinete do deputado Alfredo Kaefer enviou oficio ao ministro da Integração Nacional e à Secretaria Nacional da Defesa Civil cobrando mais atenção e agilidade na liberação da ajuda prometida pelo governo federal. (Da assessoria do deputado/ Foto: Eduardo Lacerda)

Compartilhe:
5 fevereiro, 2010 Sem categoria Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *