Perseguição cara


Governo ignorou alerta do TCU sobre crise energética

Se o governo do presidente Lula não vivesse criticando o Tribunal de Contas da União (TCU), o apagão que prejudicou mais de 60 milhões de brasileiros, em 18 estados, teria sido evitado. Em documento enviado à chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, ex-ministra de Minas e Energia, o TCU alertou para a importância de agir preventivamente.

Desrespeito – O documento do tribunal não deixa dúvidas: “Reputo pertinente recomendar à Casa Civil que verifique a adequabilidade da estrutura organizacional, física e de pessoal do Ministério das Minas e Energia, Empresa de Pesquisa Energética e Agência Nacional de Energia Elétrica para o planejamento, expansão, regulação e desenvolvimento do setor elétrico nacional e promova melhoramentos, se for o caso, de forma a mitigar os riscos futuros de uma crise energética”, diz o relatório.

Para o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), o que o governo do PT faz é um desrespeito com o trabalho sério e fundamental feito pelo tribunal. Tucanos também reprovaram a “inação” da ministra Dilma Roussef. “A ministra desdenha do TCU”, disse o senador João Tenório (AL). “É uma ironia. Logo o TCU, que é tão criticado pelo governo, fez o alerta que poderia ter poupado o país do maior colapso energético da história do Brasil”, acrescenta o 1º vice-líder da bancada tucana na Câmara, Duarte Nogueira (SP).

“O TCU sugeriu à ministra Dilma que tomasse providências para evitar um novo apagão. Mas o governo preferiu continuar improvisando”, lamentou o deputado Emanuel Fernandes (SP). O relatório também concluiu que o atual governo investe pouco no setor elétrico.

Leia mais na Agência Tucana

Compartilhe:
12 novembro, 2009 Sem categoria Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *