Alerta do Bird


Alta carga tributária desestimula empresários, avaliam tucanos

A alta carga tributária obriga o empresário brasileiro a trabalha mais para pagar impostos, prejudicando a competitividade do país no cenário internacional. É o que mostra estudo do Banco Mundial (Bird) divulgado nesta semana. Segundo o relatório “Doing Business – 2010”, é necessário trabalhar 2.600 horas por ano para acertar as contas com o Fisco. A média dos países da América Latina, por exemplo, é de 563 horas. Já nos Emirados Árabes, o empresário precisa trabalhar apenas 12 horas para quitar suas dívidas.

Burocracia – Para os deputados Albano Franco (SE) e Alfredo Kaefer (PR), o empresário sofre com a carga tributária elevada. “Os dados mostram que o Brasil deve tomar providências rápidas para facilitar e desburocratizar o acesso ao crédito e estimular os investimentos que geram emprego e renda”, afirmou Albano. Além da grande quantidade de impostos, o empresário brasileiro sofre com os entraves burocráticos para abrir um negócio. No Brasil, são necessários 16 procedimentos, um dos patamares mais elevados no mundo. O processo leva cerca de 120 dias, enquanto a média na América Latina é de 45 dias.

Segundo o Banco Mundial, a regulação engessada no ambiente de negócios inibe a iniciativa privada, eleva a economia informal, aumenta os preços ao consumidor e incentiva a corrupção. Para Kaefer, a burocracia desestimula os empresários. “O sistema brasileiro é perverso porque pune o consumo e o desenvolvimento econômico. Precisamos ter mais celeridade e facilidade na abertura de negócios”, explicou.

“Essas exigências exageradas dificultam o trabalho dos pequenos e médios empresários. Todas as ações no sentido de aliviar a carga tributária e a burocracia tem resposta imediata”, finalizou Albano. (Reportagem: Alessandra Galvão/ Fotos: Eduardo Lacerda)

Compartilhe:
11 setembro, 2009 Sem categoria Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *