Desculpas de Lula


Deputados: TCU não é culpado pela lentidão do PAC
Os deputados Fernando Chucre (SP) e João Almeida (BA) criticaram nesta terça-feira a tentativa do presidente Lula de tentar jogar a culpa pela lentidão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em terceiros. No último fim de semana, o petista voltou a afirmar que o Tribunal de Contas da União (TCU) é o grande responsável pela paralisação das obras do programa e contestou a atuação do órgão fiscalizador.

Enchendo bolsos alheiosMas para os tucanos, o presidente não planeja devidamente suas ações e, diante dos fracassos, não consegue assumir os seus erros. Números do Siafi mostram a dificuldade para tirar o PAC do papel: até o último dia 31, o Planalto tinha executado apenas 9,45% do Orçamento aprovado para 2009: R$ 2 bilhões de R$ 21,8 bilhões autorizados.

Para Chucre, a real intenção de Lula é executar obras sem nenhuma fiscalização, já que é essa a principal função do TCU em relação aos projetos em andamento. “O que o presidente quer é que o tribunal não realize as auditorias e não descubra as irregularidades, para que se possa alocar dinheiro para a companheirada”, apontou.
Segundo o tucano, o tribunal está apenas cumprindo o seu papel. Para ele, se o órgão encontra erros é porque o governo não atua como deveria, aplicando devidamente os recursos públicos. “A principal das irregularidades encontrada é o sobrepreço, ou seja superfaturamento para encher bolsos alheios”, condenou.
Já Almeida acusou o governo de lançar programas mirabolantes e com metas impossíveis de serem alcançadas e, depois, encontrar desculpas sem sentido para explicar seu pífio andamento. “O que vejo é uma gestão que lança uma expectativa no seu eleitorado para conquistá-lo e depois se queixa por não dar conta de atingir suas metas. Ao lançar a culpa em órgãos como o TCU, o presidente quer apenas se preservar”, afirmou.
O parlamentar baiano recordou que o PAC surgiu da junção de uma série de obras que já existiam e que, segundo ele, foram unidas para dar a ilusão de um programa grandioso e que nunca conseguiu sair do papel. “Essas acusações de Lula em relação ao TCU são normais. Essa já é uma característica do governo e podemos esperar o mesmo com o Minha Casa Minha ‘Dilma’ e com o pré-sal”, alertou. (Reportagem: Djan Moreno/ Fotos: Eduardo Lacerda)

Compartilhe:
1 setembro, 2009 Sem categoria Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *