Política de segurança. E não segurança política, por Carlos Alberto Leréia


(*) Carlos Alberto Leréia

Quero reportar-me sobre o fato lamentável que acontece no estado de Goiás, principalmente na região Nordeste. A população cresce a cada dia mais no Estado e os crimes como assassinatos, roubos de máquinas pesadas, latrocínios e tráfico de drogas avançam de forma descomunal, provocando nas pessoas a sensação de medo e angústia. Os delitos estão aumentando em ritmo acelerado e o processo de efetivar um número maior de delegados responsáveis por coordenar investigações que resultam na prisão dos acusados está cada vez mais escasso.

Uma ação errônea e insensível da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás que diminuiu de forma drástica em todo o Estado a força efetiva da segurança pública. A atitude deixa a sociedade a mercê da bandidagem e do caos total. Quero registrar também as diversas denúncias e pedidos de socorro que recebi dos moradores nas últimas semanas, principalmente das cidades de Iaciara, Minaçu, Porangatu, Posse, Cidade de Goiás e outras que vivem um drama com o déficit de policiais para atender e proteger a população. As séries de roubos para sustentar o movimento do tráfico de drogas deixam a população refém dos bandidos soltos no Estado.

Uma segurança pública defasada que afeta toda a população goiana e que eleva o índice de violência, vitimando anônimos e autoridades. Registros apontam que 03 parlamentares federais e 01 estadual já foram vítimas de assaltos recorrentes. Uma ação negativa que espelha o despreparo total da gestão do Governo comandado por Alcides Rodrigues. Um governador que invés de investir o dinheiro público em melhorias para a população, entre elas medidas de segurança como helicópteros para a Polícia Militar e equipamentos para o policiamento, destina a verba para a compra de três aviões novos para o Estado e dispõe para deputado aliado ir a encontros partidários. Por ironia, a mesma cidade que o deputado usou o avião é uma das que pede clemência por segurança.

Apresento também a má utilização da pasta da Secretaria de Segurança Pública de Goiás que de forma abusiva e irregular promove politicamente o atual secretário. É de conhecimento público a denúncia feita por um deputado federal que alega que o secretário utiliza a secretaria para se promover nas eleições de 2010.

Recebi diversas denúncias de prefeitos que pediram apoio de viaturas, delegados e policiais para o município e tiveram como resposta que só seriam acatados caso o prefeito apoiasse. Uma vergonha para o Estado e principalmente para o povo de Goiás que não aguenta mais essa situação que enfrenta diariamente e que se arrasta há anos nos pequenos municípios.

Quero ressaltar que o problema não está na respeitada corporação desses bravos trabalhadores que protegem a população goiana, e sim na má gestão do governador Alcides Rodrigues, que desprestigia cada vez mais as forças auxiliares do Estado como a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, assim como a Polícia Civil.

A Constituição Federal é clara quando reza que a segurança pública é dever do Estado e deve ser exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. Por isso, peço urgência e medidas concretas do Governo para fornecer segurança necessária para os cidadãos goianos.

(*) Carlos Alberto Leréia é deputado federal pelo PSDB de Goiás

Compartilhe:
27 agosto, 2009 Artigosblog Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *