Tucana é a relatora
Comissão da reforma política promove mais um rodada de debate com especialista
A comissão especial que analisa a Proposta de Emenda à Constituição 282/2016 promoveu mais uma rodada de audiência pública nessa quarta-feira (6). A relatora dessa proposta de reforma política, deputada Shéridan (RR), voltou a destacar a importância de aprovar regras para as eleições de 2018. “É um desafio diante da exiguidade de tempo e do momento de crise que o Brasil está vivendo”, ponderou durante a reunião que debateu o tema com o cientista político David Verge Fleischer, professor da Universidade de Brasília.
Ela questionou o especialista sobre a criação de federações de partidos, uma tentativa de salvaguardar as legendas menores que não conseguem alcançar a cláusula de desempenho (2% dos votos em pelo menos 14 estados). Hoje, o Brasil tem 27 partidos representados na Câmara e vários outros a espera de registro pelo TSE.
Segundo ela, o sistema de federação previsto na proposta do Senado Federal prevê um sistema verticalizado, conforme a orientação nacional. “A ideia é que os partidos menores atuem dentro dessa federação e não pode haver mudança depois da eleição”, explicou a deputada tucana. O professor David Fleischer fez uma análise dos itens propostos apontando vantagens e desvantagens em cada um deles. Ele elogiou a ‘tenacidade’ de fazer a reforma política em tão poucos meses.
Leia também:
Shéridan defende acelerar reforma política para regras valerem nas eleições de 2018
(Reportagem: Ana Maria Mejia/foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta