Homenagem
Câmara aprova proposta que declara José Bonifácio de Andrada e Silva Patrono da Independência
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou nesta semana parecer do deputado Jutahy Junior (BA) favorável ao Projeto de Lei 5076/16, do deputado João Paulo Papa (SP), que declara o estadista José Bonifácio de Andrada e Silva Patrono da Independência do Brasil.
A Lei 12.458/11 determina que o patrono ou patrona de determinada categoria será escolhido entre brasileiros, vivos ou mortos, que se tenham distinguido por excepcional contribuição ou demonstrado especial dedicação ao segmento para o qual sua atuação servirá de paradigma.
Relator da proposta, Jutahy afirma que José Bonifácio atende a todos esses critérios. Já para Papa, apesar das muitas homenagens já feitas ao estadista, como uma página no Livro dos Heróis da Pátria, monumentos e até uma cidade com seu nome, declará-lo oficialmente patrono da independência é o reconhecimento que falta.
Membro da aristocracia portuguesa, José Bonifácio nasceu em 1763 e foi uma das principais vozes pela independência brasileira. Foi tutor de D. Pedro II e, proclamada a Independência, organizou a ação militar contra os focos de resistência à separação de Portugal, e comandou uma política centralizadora. O deputado tucano Bonifácio de Andrada (MG) é descendente direto do estadista, por parte de pai.
O texto teve a tramitação concluída na Câmara e segue diretamente para o Senado Federal.
(Djan Moreno)
Deixe uma resposta