Assistência fundamental


Tucanos se mobilizam para garantir funcionamento de hospital em SP que assiste crianças com câncer

Nas últimas semanas, a luta para o credenciamento do hospital do Grupo em Defesa da Criança com Câncer (Grendacc), de Jundiaí (SP), junto ao Ministério da Saúde, ganhou destaque nacional. A unidade presta assistência a crianças com câncer e corre o risco de fechar as portas por falta de recursos. O deputado Miguel Haddad (SP) e o prefeito do município paulista, Luiz Fernando Machado, ex-deputado federal do PSDB, estiveram reunidos esta semana com o presidente Michel Temer e o ministro da saúde, Ricardo Barros, buscando solução para o problema.

O Hospital da Criança foi inaugurado em janeiro por um grupo de pessoas que atuam há 22 anos sensibilizadas pelas dificuldades vividas por crianças com câncer residentes em Jundiaí. Elas tinham que buscar o tratamento em outra região. A unidade atende cerca de 500 crianças de 8 a 9 cidades, de 0 a 19 anos, portadoras de doenças hematológicas, ortopedia oncológica, neurologia, nefrologia e cardiologia. As despesas são custeadas por doações e parcerias.

Segundo o deputado Miguel Haddad, caso a instituição não consiga obter recursos por meio do governo, infelizmente terá de ser fechada. “Seria um prejuízo imenso para todo o estado de São Paulo, que utiliza esse serviço, principalmente, para as crianças que têm de se deslocar. Além da alta qualidade, há humanização, a forma calorosa com que são recebidas, as instalações adequadas, as técnicas necessárias. Tudo isso faz daquele hospital uma referência. Por isso estamos nessa luta”, ressaltou.

Em março, quando o hospital iniciou as atividades, resolveu buscar o credenciamento junto ao ministério, de forma a ter garantido um repasse estimado de R$ 200 mil mensais. O dinheiro ajudaria a suprir uma despesa de R$ 800 mil. Porém, no mesmo mês, houve uma mudança nos critérios do protocolo, que agora exige, no mínimo, 60 leitos para obtenção do recurso. Como a unidade só possui 16 leitos, sendo cinco de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), teve os documentos rejeitados.

A unidade de saúde atende 500 crianças de  10 cidades da região de Jundiaí. O hospital foi construído há seis meses com dinheiro de doações.

A unidade de saúde atende 500 crianças de 10 cidades da região de Jundiaí. O hospital foi construído há seis meses com dinheiro de doações.

Buscando uma solução, o tucano se reuniu com o presidente Michel Temer, que se mostrou aberto a resolver as questões, tanto de repassar recursos, quanto de verificar a possibilidade do credenciamento da instituição. “Faremos todos os esforços para solucionar muito brevemente esta questão”, disse o presidente. Também estiveram mobilizados junto ao deputado o prefeito Luiz Fernando Machado, a diretora-presidente do Grendacc, Verci Bútalo e o vereador de Jundiaí, Gustavo Martinelli (PSDB-SP).

“Nós ficamos felizes com a posição do presidente Michel Temer porque ele consolidou na reunião a posição de que nós devemos encontrar uma solução. Portanto, a partir de agora é aguardar que uma resposta formalmente positiva seja dada à nossa cidade”, disse o prefeito.

A expectativa é de que até o fim da próxima semana a equipe técnica do Ministério da Saúde apresente uma solução para o credenciamento.

REPERCUSSÃO NACIONAL
Reportagem realizada pelo telejornal Bom Dia Brasil, da Rede Globo, emocionou com a história de Rodrigo Soares, 9 anos, que tem câncer na perna e terá de fazer viagens longas para obter o tratamento em outra região, caso o hospital seja fechado. “Eu vou perder tudo, é capaz que eu perca até minha esperança”, disse.

“Eu acredito que agora, mais do que nunca, o Rodrigo, o garoto que emocionou todas as pessoas ao dizer que ali se acabavam as esperanças, ele vai voltar sim a ter esperança”, disse a diretora do hospital, após reunião com Michel Temer.

(Sabrina Freire/ Foto: Alexssandro Loyola e reprodução/TV)

Compartilhe:
6 julho, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *