Órgãos de controle falharam
Caso HSBC: líder da Oposição quer convocar ministro da Fazenda para dar explicações
Em entrevista ao jornalista Fernando Rodrigues, o deputado Bruno Araújo (PE), líder da Oposição na Câmara, anunciou que pretende pedir a convocação do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, para explicações sobre a atuação dos órgãos de controle vinculados à pasta em relação aos brasileiros que tinham contas no HSBC da Suíça em 2006 e 2007.
O requerimento será protocolado nas comissões de Finanças e Tributação e de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara. O deputado espera que o pedido seja apreciado assim que os colegiados forem instalados, o que deve ocorrer nesta ou na próxima semana.
“Informações extremamente relevantes chegaram aos órgãos de controle, que por sua vez não fizeram nenhuma movimentação importante a respeito dessa apuração”, afirma Araújo. “Queremos saber a distância entre o anúncio de que o governo quer apurar e quais os avanços concretos nessa checagem”, explicou.
O tucano quer ouvir de Levy as providências tomadas pela Receita Federal e o Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) para apurar a suposta evasão fiscal de brasileiros citados no vazamento de dados bancários que ficou conhecido como SwissLeaks.
No final do ano passado, 2014, o Blog mostrou ao Coaf uma pequena relação preliminar, com cerca de 340 de nomes de pessoas com contas no HSBC da Suíça e que têm ligação direta com o Brasil. O Coaf compartilhou essa lista de 340 nomes, que representam perto de 3% do total das “contas brasileiras” no SwissLeaks, com a Receita Federal.
Na 6ª feira, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, determinou que a Polícia Federal investigue a suposta prática de evasão fiscal envolvendo o HSBC na Suíça.
(Da Assessoria do PSDB-PE/Foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta