Meio ambiente
Duarte Nogueira defende aprovação do Código Florestal pela Câmara ainda neste ano
O deputado Duarte Nogueira (SP) defendeu nesta terça-feira (23), durante audiência pública na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, a aprovação do novo Código Florestal ainda neste ano na Câmara. O tucano defendeu o relatório do deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP) e argumenta que é preciso definir apenas um prazo para a recuperação das áreas desmatadas. O texto foi aprovado em julho pela comissão especial criada para analisar o assunto.
“O texto garante a presença da nossa produção e ao mesmo tempo do desenvolvimento sustentável. O novo código vai trazer uma aplicação legal que poderá ser cumprida e vai ao encontro da sustentabilidade. Ou seja, o desenvolvimento econômico e social com a preservação dos recursos naturais e muita responsabilidade”, afirmou.
Duarte Nogueira lembrou que o atual código tem 45 anos, época em que a produção agrícola era de apenas 19 milhões de toneladas e o país tinha uma população de 54 milhões de brasileiros. Hoje, argumenta o deputado, o Brasil produz 145 milhões de toneladas de grãos por ano e tem uma população de 190 milhões de habitantes.
Para o tucano, com a aprovação do projeto é possível estabelecer um compromisso para impedir a derrubada das florestas, sobretudo na Amazônia. O parlamentar também disse que a proposta contempla que sejam reutilizados 100 milhões de hectares de terras no Cerrado “sem derrubar uma única árvore”.
(Reportagem: Artur Filho/Foto Eduardo Lacerda/Áudio: Elyvio Blower)
Deixe uma resposta