Legado tucano


Rogério Marinho comemora a ampliação da telefonia móvel e atribui mérito ao governo do PSDB

O deputado Rogério Marinho (RN) comemorou nesta sexta-feira (19) a informação de que o Brasil ultrapassou a marca de um celular por habitante. Segundo o tucano, esse número é a prova concreta de que a privatização do sistema Telebrás produzida pelo governo do PSDB, em 1998, democratizou o acesso ao serviço para a maior parte da população brasileira.

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Brasil rompeu a marca de um celular por habitante no mês passado quando registrou 1.004 aparelhos para cada 1.000 habitantes. O número total de celulares é de 194,4 milhões para uma população estimada pelo IBGE em 193,585 milhões de pessoas. “É um número a ser comemorado, pois demonstra que na hora em que o PSDB assumiu o governo do país e delineou suas políticas públicas exerceu sua parte com responsabilidade”, afirmou.

O Brasil se colocou acima da França , dos Estados Unidos e  do Japão no ranking de densidade de celulares, ocupando a oitava posição. O maior desempenho mundial é o da Rússia, que apresenta atualmente o número de 1.625 celulares para cada 1.000 habitantes. No país, o Distrito Federal tem o maior número de aparelhos registrados com 1,7 celular por pessoa. Em seguida vem São Paulo, com densidade de 1,2. Depois Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro, ambos com 1,1 celular por habitante. Das linhas habilitadas no Brasil, 82,19% (159,8 milhões) são pré-pagos e 17,81% (34,6 milhões) são pós-pagos.

O parlamentar enfatizou ainda que a democratização do serviço é um legado de valor inestimável para a sociedade,  pois quando a telefonia estava nas mãos do Estado, o consumidor tinha sérias dificuldades para comprar uma linha de telefone celular ou  de aparelhos fixos. Segundo o deputado, é louvável que o brasileiro tenha acesso à tecnologia proporcionada pela privatização do setor, que abriu portas para a modernização, a aplicação de investimentos e o barateamento do serviço.

“A desestatização feita nas telecomunicações foi uma estratégia que possibilitou a capitalização do setor, o investimento em tecnologia e da expansão da rede em benefício de toda a população brasileira. É um processo que consolidou o acesso da população a bens de consumo importantes e a serviços essenciais”, concluiu o tucano.

2,967 milhões
→ É o número de telefones móveis habilitados no último mês de outubro, contra 1,9 milhão no mesmo período de 2009.

26,4 milhões
→ É o número de celulares que entraram em operação nos últimos 12 meses. De janeiro até outubro de 2010 foram habilitados 20,4 milhões de novos telefones. O número já ultrapassa a marca de 2009, quando foram adicionados à rede 17,3 milhões de celulares. 

Play

(Reportagem: Renata Guimarães /Foto: Eduardo Lacerda/Áudio: Elyvio Blower)

no ranking de densidade de celular
Compartilhe:
19 novembro, 2010 Sem categoria 1 Commentário »

Uma resposta para “Legado tucano”

  1. Sizuo Matsuoka disse:

    Porque essa questão não veio à tona durante a campanha?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *