Modelo esgotado
Insatisfação crescente da população com governo Dilma indica desejo de mudança, destacam deputados
Pesquisas de opinião divulgadas nesse fim de semana revelam que a insatisfação da população com o governo da presidente Dilma Rousseff é crescente. Segundo o Ibope e o Datafolha, a aprovação da gestão petista caiu. Entre os entrevistados pelo Ibope neste mês, 60% consideram a gestão Dilma regular (36%) ou ruim (24%). Já 67% das pessoas ouvidas pelo Datafolha manifestaram desejo de mudança com o atual governo. Para deputados do PSDB, os números apontam o desejo do Brasil por mudança.
Segundo o deputado César Colnago (ES), o modelo adotado pelo PT está esgotado. “O governo do PT não fez reformas e o modelo se exauriu. A expectativa da população é que nós retomemos a postura de um governo sério, ético, eficiente, reformador, que faça o necessário para termos de volta o crescimento econômico, o crescimento de renda e o controle absoluto da inflação”, declarou. “A verdade sempre chega, não adianta maquiar. A população está percebendo isso”, completou.
Na opinião da deputada Mara Gabrilli (SP), a atual gestão faz muita propaganda, mas não oferece serviços públicos de qualidade. “A população está percebendo a cada dia que paga muitos impostos e os serviços oferecidos no Brasil são de péssima qualidade ou não existem. Tudo que vem desse governo tem muita propaganda e pouca ação. Tudo é muito divulgado e tem muito pouca política pública real”, ressaltou.
O Ibope mostrou que a aprovação ao governo Dilma – ou seja, o percentual de quem considera sua gestão ótima ou boa – caiu quatro pontos e encontra-se hoje em 39%. Ou seja, está bem abaixo do recorde de 63%, verificado em março de 2013. Na outra ponta, o percentual dos que avaliam a administração como ruim ou péssima também subiu quatro pontos, para 24%. De acordo com o Datafolha, a taxa dos que achavam a gestão regular desceu de 40% para 37%.
A inflação vai aumentar, acreditam 59% dos entrevistados pelo Datafolha. Para Colnago, o número revela a falta de confiança dos brasileiros. “A inflação está acima da média, as pessoas não têm o mesmo poder de compra pela forma desastrosa que nós estamos vendo o governo do PT conduzir a política econômica”, afirmou.
O tucano apontou ainda outros problemas enfrentados pela população. “Não há melhora na área da saúde, do transporte. Pelo contrário, há uma deterioração dos serviços. Além disso, a falta de gestão da infraestrutura, que piora a condição de competir para termos um processo de industrialização, de desenvolvimento econômico que desse uma contrapartida, uma renda melhor para o brasileiro”, ponderou.
A pesquisa Datafolha foi realizada nos dias 19 e 20 em 161 cidades de todo o país. Foram entrevistadas 2.614 pessoas. Já o levantamento do Ibope envolveu 141 municípios. Foram ouvidos 2.002 eleitores. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Os números
67%
das pessoas ouvidas pelo Datafolha manifestaram desejo de mudança com o atual governo.
60%
dos entrevistados pelo Ibope neste mês consideram a gestão Dilma regular (36%) ou ruim (24%).
59%
dos entrevistados pelo Datafolha acreditam que a inflação vai aumentar.
51%
acham que a própria situação vai continuar como está ou vai piorar.
39%
creem que o desemprego no país vai aumentar.
(Reportagem: Alessandra Galvão/ Foto: Alexssandro Loyola/Áudio: Hélio Ricardo)
Deixe uma resposta