Contradições


Deputados: leilão do campo de Libra revela amadorismo e contradição do governo com privatização

O leilão do pré-sal do campo de Libra realizado nesta segunda-feira (21) revela o amadorismo e a contradição do governo em relação à privatização, na avaliação de parlamentares do PSDB. Apenas um consórcio apresentou proposta e obteve o direito de explorar por 35 anos o campo de Libra, no pré-sal da bacia de Campos, que consumirá R$ 400 milhões em investimentos nesse período. O consórcio vencedor é liderado por Petrobras (10%, mais os 30% obrigatórios), Shell (20%), Total (20%) e as chinesas CNPC e CNOOC (10% cada).

Para o deputado Emanuel Fernandes (SP), o leilão revela a incoerência do governo petista. Em 2010, a então candidata Dilma disse que era “crime” privatizar a Petrobras ou o pré-sal. Segundo o tucano, o PT tem um discurso no palanque e outro no púlpito da Presidência. Conforme destacou, essa ambiguidade afastou os investidores. “Os grandes grupos não vieram para disputar em função dessa ambiguidade do governo, que ganha a eleição demonizando a privatização e depois vê a necessidade de ter capital para investir na infraestrutura”, apontou. “Como eles ganharam as eleições falando mal das privatizações do governo Fernando Henrique, agora têm que dar uma volta tremenda para justificar e falar que é concessão”, completou.

Play

O tucano afirmou que o país perdeu muito tempo e já poderia estar extraindo o óleo do pré-sal. “É uma rendição do governo ao nosso discurso e estão tentando disfarçar isso com outro discurso”, ressaltou.

Segundo o deputado Antonio Imbassahy (BA), há uma incoerência entre as falas de campanha e as medidas do atual governo. “O governo do PT, de uma forma inimaginável, acaba de privatizar a metade das reservas de petróleo de todo o Brasil. Depois de o PT fragilizar a Petrobras endividando-a de maneira irresponsável, fazendo com que ela perdesse o valor patrimonial na ordem de 34% nos últimos anos, com tantos equívocos de planejamento, chegamos agora ao final de um processo lamentável”,  destacou.

De acordo com o parlamentar, o processo foi marcado pelo amadorismo do governo. “O processo é marcado pela improvisação, pelo amadorismo, pela incompetência, uma confusão generalizada que afugentou as grandes empresas petroleiras do mundo e fez com que a Petrobras passasse por um momento de grande constrangimento”, disse.

O deputado Marcus Pestana (MG), por sua vez, destacou as perdas que o modelo de partilha do pré-sal trouxe ao país. “Com a quebra do monopólio e o modelo de concessão de FHC, o setor de petróleo cresceu 10% ao ano. Com a mudança para o regime de partilha e incompetência gerencial do governo do PT, perdemos seis anos e o setor cresceu só 2,7% ao ano”, comparou no Twitter.

-> O leilão contrariou as previsões do governo. A previsão inicial da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíves (ANP) era que até 40 empresas poderiam participar do leilão de Libra. No entanto, gigantes do setor como as norte-americanas Exxon Mobil e Chevron e as britânicas BP e BG nem chegaram a se inscrever.

->O campo de Libra fica na chamada Bacia de Santos, a cerca de 170 quilômetros do litoral do estado do Rio de Janeiro. A sua área é de cerca de 1.500 quilômetros quadrados. De acordo com o governo, é a maior área para exploração de petróleo do mundo.

 (Reportagem: Alessandra Galvão/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
21 outubro, 2013 Últimas notícias 1 Commentário »

Uma resposta para “Contradições”

  1. PAULO disse:

    ESPERO QUE O PSDB DIVULGUE ESTE COMERCIAL EM HORÁRIO NOBRE.. SEM ENTRAR NO MÉRITO SOBRE PRIVATIZAÇÃO… ELE MENTIU AO POVO PARA GANHAR A ELEIÇÃO.. EM UM PAÍS SÉRIO SERIA EXPULSA DO CARGO !!!! E AGORA ALÉM DE PRIVATIZAR, UMA VERGONHA FEZ DE UM JEITO EM QUE O PAÍS PERDEU BILHÕES , A NÃO SER QUE ESTA FOI DIRECIONADA A ALGUM COMPANHEIRO INFILTRADO NESTAS !!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *