Sem rumo
Estabilidade econômica está sendo colocada em risco pela gestão petista, alerta Nogueira
O deputado Duarte Nogueira (SP) criticou o PT por insistir em olhar pelo retrovisor e não se preocupar com os rumos da economia brasileira. Durante discurso no grande expediente nesta terça-feira (19), ele destacou que o partido deve anunciar uma revista comparando os governos de Lula e Dilma com a gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
“A necessidade de o governo manobrar, por meio daquilo que ficou chamado de contabilidade criativa, revela que as contas públicas estão se deteriorando, e esse é um sinal extremamente negativo”, afirmou. Para o tucano, o Planalto deveria ser mais transparente e reduzir a meta fiscal. Além disso, há o descrédito por conta das previsões do ministro da Fazenda, Guido Mantega, que acreditava em um PIB de 4,5% em 2012, quando o índice deve fechar em torno de 1%.
Segundo Nogueira, a gestão petista compromete o tripé de sustentação do Real: geração de superávit, cumprimento de metas de inflação e câmbio livre. “A estabilidade econômica, grande conquista do povo brasileiro, está sendo colocada em risco”, disse. A inflação é outro ponto preocupante: fechou 2012 em 5,84%, acima da meta de 4,5%. Para piorar, o endividamento dos brasileiros teve uma alta de 28,8%.
O parlamentar cita o mito da autossuficiência na produção de petróleo, já que as importações de combustíveis e lubrificantes aumentaram 55,7%. O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) bate recordes de lentidão, quase parando. A transposição do rio São Francisco está com atraso de cinco anos e o custo passou de R$ 4,5 bilhões para R$ 8,2 bilhões. Em situação parecida está aa Ferrovia Transnordestina. Hoje, 20,3% das estradas brasileiras são avaliadas como ruins.
Nogueira faz um questionamento ao governo: o que o PT fez nestes 10 anos de mandato? “O PT apenas utilizou da herança bendita que recebeu para poder fazer a sua publicidade, o seu proselitismo, o seu aparelhamento do estado, a sua cooptação das maiorias desse Congresso. E o que entregou para a sociedade brasileira? Nada além de retórica, nada além de discurso”, afirmou.
(Reportagem: Artur Filho/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)
Deixe uma resposta