Grande administrador


PSDB lamenta morte do ex-governador do Pará Almir Gabriel

O ex-governador do Pará Almir Gabriel morreu na manhã desta terça-feira (19), aos 80 anos. Ele estava internado em estado grave em um hospital de Belém e lutava há alguns anos contra o enfisema pulmonar.

Em nota assinada pelo presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra (PE), o partido lamentou profundamente o falecimento. "Gabriel, que governo o estado por duas vezes, teve papel fundamental no desenvolvimento da região, lutando por mais investimentos em infraestrutura e melhorando a qualidade de vida do povo paraense", diz trecho da nota.

O deputado Nilson Pinto (PA) também lamentou a perda e classificou Almir como o “melhor administrador público” que ele conheceu. O parlamentar entrou no PSDB a convite do ex-governador, um dos fundadores do PSDB, e por insistência dele se candidatou pela primeira vez a deputado. Ele atuou como secretário de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente no primeiro mandato de Almir e, no segundo governo, foi secretário especial de Promoção Social. O político governou o estado de 1995 a 2002.

O tucano lembra o conjunto de princípios deixados por Almir. “O primeiro desses princípios: quando em um cenário de poucos recursos financeiros, deve-se gastar o mínimo possível com a máquina pública, a fim de que o dinheiro seja direcionado para atender às necessidades da população”, disse em texto publicado em seu blog.

Almir ainda esteve à frente da Prefeitura de Belém entre os anos de 1983 e 1986 e foi um dos representantes do Pará no Senado Federal.  “Grande administrador, grande estrategista, grande político. Por isso, do ponto de vista da política, minha referência sempre foi Almir Gabriel”, completou Nilson Pinto. O velório será realizado no Palácio Lauro Sodré, a partir das 14h. O enterro será na quarta-feira, em Castanhal, cidade natal do ex-governador.

Leia a íntegra da nota divulgada pelo PSDB:

"O PSDB lamenta profundamente o falecimento do ex-governador do Pará Almir Gabriel, ocorrido na manhã desta terça-feira (19), em Belém. Gabriel, que governou o estado por duas vezes, teve papel fundamental no desenvolvimento da região, lutando por mais investimentos em infraestrutura e melhorando a qualidade de vida do povo paraense.

Seu caráter irretocável e espírito de liderança estão arraigados nos princípios do PSDB, partido que ajudou a fundar em 1988, com outras lideranças como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o ex-governador Mário Covas.

Também foi profunda sua contribuição por maior justiça social a todos os brasileiros, uma vez que Almir Gabriel foi senador constituinte e relator do texto da Ordem Social, presente na Constituição Federal Brasileira de 1988.

Expressamos nossa solidariedade aos familiares e à população do Pará.

Brasília (DF), 19 de fevereiro de 2013

Deputado federal Sérgio Guerra
Presidente Nacional do PSDB"

(Da redação com informações da assessoria do PSDB/ Foto: Arquivo Agência Pará)

Compartilhe:
19 fevereiro, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *