Números ruins mostram como a gestão petista tem sido danosa à Petrobras, alertam deputados
Deputados do PSDB voltaram a alertar nesta segunda-feira (18) para as consequências da má gestão do governo petista na Petrobras, a maior empresa brasileira. Recentemente vieram à tona números preocupantes sobre o desempenho da estatal (na foto, a sede da empresa no RJ).
No início de fevereiro, por exemplo, a companhia anunciou seu pior resultado em oito anos, com queda de 36% do lucro entre 2011 e 2012. Os custos de operação dobraram em seis anos, a produção de petróleo caiu e a Petrobras está com problemas de caixa. De acordo com reportagem da revista “Exame”, a companhia se tornou a pior entre as dez principais do setor pretrolífero no mundo.
Para Antonio Imbassahy (BA), a gestão petista tem sido danosa à Petrobras. O tucano criticou o aparelhamento político da estatal. “A Petrobras tem que ser preservada. Não pode ser usada como instrumento político e nem alvo do aparelhamento para atender a política fisiológica do PT”, disse o tucano ao se referir à estratégia petista de abrigar "companheiros" sem o devido preparo técnico no corpo funcional da empresa.
Na avaliação do parlamentar, o governo deve adotar um conjunto de ações para preservar e recuperar a Petrobras. “A primeira coisa é restabelecer a credibilidade da empresa, recuperando o planejamento estratégico e também afastando da Petrobras o uso político e fisiológico que tem sido feito nos últimos anos”, reforçou.
De acordo com a revista “Exame”, das dez maiores empresas de petróleo do mundo, a rentabilidade da estatal brasileira em 2012 foi um terço da média de suas principais concorrentes – e a previsão é que o desempenho seja o pior também neste ano. Segundo a publicação, o endividamento é equivalente a 2,8 vezes sua geração de caixa. As concorrentes estrangeiras devem, em média, 0,6 vez sua geração de caixa.
Na opinião de Alfredo Kaefer (PR), os erros estratégicos da administração do PT estão asfixiando a companhia. “O governo simplesmente deixou a Petrobras à deriva e está aí o resultado: a maior empresa brasileira hoje tem perdido valor expressivo de mercado”, afirmou.
(Reportagem: Alessandra Galvão/ Foto: Ricardo Stuckert – PR e Rodrigo Soldon – Creative Commons/Áudio: Elyvio Blower)
Deixe uma resposta