Preços nas alturas


Tucanos alertam para inflação alta e possível aumento dos juros em 2013

Os alimentos puxaram a alta do IPCA, índice que mede a inflação, em janeiro, batendo um recorde para o mês nos últimos dez anos. O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, admitiu que a situação não é confortável e o mercado já aposta em juros mais altos para o ano.  Ainda assim, ele acredita que esteja tudo sob controle. Parlamentares do PSDB temem as reações da economia caso o governo permaneça inerte. Nos últimos anos, a gestão petista adotou apenas medidas pontuais, quando o ideal seria incentivar a indústria e os investimentos, sobretudo em infraestrutura.

Domingos Sávio (MG) afirma que o governo do PT perdeu grandes oportunidades. Segundo ele, as gestões de Lula e Dilma são caracterizadas pela demagogia e pela ausência de ações para fortalecer a indústria, melhorar a infraestrutura e equilibrar as contas públicas, o que seria o essencial para reverter o atual cenário. “Diante de uma crise, vemos o governo responder com mais demagogia e com estímulo ao consumo”, destacou.

Play

O deputado Vaz de Lima (SP) disse ao “Painel” da “Folha de S.Paulo” que a “presidente Dilma precisa entender que não se pode controlar a inflação jogando mais gasolina no dragão.” O tucano se referia ao fato de o IPCA de janeiro ter fechado com alta de 0,86%, antes mesmo do impacto do reajuste dos combustíveis.

A maioria dos investidores e analistas de mercado aposta no aumento taxa básica de juros pelo Banco Central para 7,5%. Isso porque a inflação já acumula alta de 6,15% nos últimos 12 meses, aproximando-se do teto da meta do governo, de 6,5%. Ou seja, além dos preços altos, juros mais altos podem atingir os brasileiros em questão de meses. Os deputados acreditam que a medida dificilmente conseguirá conter os preços, especialmente dos alimentos.

Para Domingos Sávio, é hora de o Brasil exigir mudanças sérias. “A economia brasileira não pode ser tratada como caixinha do PT, no final só o povo sai perdendo. Temos que reagir, deixando claro que o governo do PT se esgotou. Esse modelo que une corrupção e incompetência precisa ser desmascarado”, alertou.

O parlamentar alerta ainda que se a presidente Dilma permitir que o país continue no mesmo rumo, sem investimentos em áreas básicas e estímulos reais à economia, o futuro será desalentador. “Se o Brasil continuar desindustrializando, não tiver incentivo para a indústria nacional e se o governo não estabelecer um equilíbrio fiscal para reduzir de fato os impostos, corremos o risco de ver a inflação voltar, sem falar no crescimento de 1% do PIB. É o pior dos mundos e o governo faz propaganda de que está tudo bem", lamentou.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
8 fevereiro, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *