Impostos
Kaefer defende reformas tributária e política em entrevistas
As reformas tributária e política foram temas de duas entrevistas do deputado Alfredo Kaefer (PR) às TV Câmara e RIC, do Paraná, respectivamente nos últimos dias 29 e 30 de novembro. O parlamentar, na condição de vice-líder do PSDB na Câmara e membro da sua Executiva Nacional, vem sendo constantemente solicitado a dar suas opiniões sobre diversos assuntos econômicos, políticos e sociais.
O programa “Expressão Nacional”, da TV Câmara, convidou Kaefer para opinar sobre a possível criação de um imposto que incidiria sobre as chamadas grandes fortunas. O deputado disse que, antes de se pensar na citada possibilidade, é preciso tornar a cobrança de tributos mais racional e eficiente.
Ele concordou com os fatos de as classes menos favorecidas e média serem proporcionalmente mais tributadas do que a alta, e de que há necessidade de se fazer uma reforma tributária para se corrigir a iniqüidade. Porém, a seu ver, a criação de um imposto sobre as chamadas grandes fortunas é difícil de ser operacionalizada devido às dificuldades de dimensioná-las e delas se manterem constantes ao longo do tempo, por causa de alterações em aplicações financeiras e em outros bens patrimoniais.
A inclusão no parecer do relator da Comissão Especial da Câmara sobre a Reforma Política da sua Emenda nº 52/2011 foi considerada pelo parlamentar um passo importante na democratização política. A Emenda visa estabelecer a realização de segundo turno para eleições de prefeitos e vices nos Municípios com número de eleitores acima de cem mil. Caso ela seja mantida beneficiará centenas de municípios e milhões de eleitores no Paraná e em outros estados.
Porém, a seu ver, há necessidade de se criar as condições necessárias para que as cidades com menos de cem mil eleitores também possam ter segundo turno, de forma que as eleições para prefeitos e seus vices tenham a mesma representatividade. Por isso, conforme antecipou, vai insistir com outra emenda nesse sentido.
(Da assessoria do deputado/ Foto: Paula Sholl)
Deixe uma resposta