Viagem exitosa à Ásia


Missão econômica e de amizade ao Japão e à China abriu várias oportunidades ao Brasil, destaca Nishimori

A 38ª Missão Econômica e de Amizade ao Japão e à China, realizada de 15 a 30 de outubro, foi um sucesso. A comitiva formada por 24 integrantes – deputados, prefeitos, representantes da Câmara do Comércio Brasil-Japão e empresários do Paraná e de São Paulo – elogiou a alta qualidade das reuniões e encontros, além da excelente recepção e contatos que podem gerar bons frutos a todos os brasileiros.

O principal objetivo da missão foi alcançado, mostrando o potencial e as oportunidades que o Brasil oferece, além da matéria-prima e recursos em abundância. Quase 300 empresas mostraram interesse em investir no nosso país, trazendo a tecnologia avançada, empregos e oportunidades aos brasileiros.

Em visita às empresas Jetro; Jeita (Japan Electronics and Information Technology Industries Association); Jica (Japan International Cooperation Agency); Panasonic Center; Taiyô Denchi; Sanyo; e Marubeni foram entregues o convite de instalação de suas fábricas no Brasil.

Além disso, o deputado Nishimori e toda a comitiva tiveram audiência com o embaixador Mizukami, diretor geral da América Latina e Caribe; o deputado Osamu Fujimura, ministro da Casa Civil do Japão; o deputado Taro Aso, ex-primeiro ministro japonês e o deputado Takeo Kawamura. Todos os deputados citados são membros do grupo parlamentar Brasil-Japão.

A surpresa da viagem foi a recepção na Casa Imperial pelo príncipe herdeiro Naruhito. Estiveram presentes no encontro o vice-governador de Aichi, Kiyoshi Nagata, o prefeito Sahara, representantes da Câmara do Comércio de Toyohashi e todos os integrantes da comitiva. Também foi realizada audiência com o prefeito Tarumoto, de Kakogawa (cidade co-irmã de Maringá), e em Kobe com o Governador Toshizo Ido, de Hyogo (estado co-irmão do Paraná).

Nishimori se mostrou muito satisfeito com todas as reuniões e encontros realizados no Japão. “São oportunidades e contatos excepcionais e que podem auxiliar e investir no Brasil futuramente. Temos muito a conquistar e aprender com os asiáticos, que possuem um grande exemplo de tecnologia de ponta e cultura”, conta.

O parlamentar teve a oportunidade de ministrar palestras sobre a realidade político-econômica e oportunidades de investimento do Brasil, além de esclarecer questionamentos sobre o Acordo Previdenciário Brasil-Japão, projeto do qual foi relator na Câmara dos Deputados. Estiveram presentes diretores e presidentes de grandes empresas como Mitsubishi, Marubeni e Mitsui. Somando as três palestras, mais de 250 pessoas prestigiaram Nishimori. “Fiquei muito contente com a receptividade e acolhimento de todos. Fiquei impressionado pelo nível do público em todas as palestras. Foram diretores, presidentes e muitos nomes importantes para escutar sobre o nosso país”.

Na China, além de visitar a 110ª Feira de Cantão, Nishimori destacou a excelente infraestrutura do país asiático. “Nossa visita à China me deixou um pouco preocupado com a Copa de 2014 e as Olimpíadas que iremos realizar. Pequim já sediou uma Olimpíada e seus aeroportos, rodovias, ferrovias e estádios são espetaculares, com muita organização e espaço adequado, e até em vôos domésticos são utilizados aviões de grande porte. Se comparamos ao Japão e à China, nossa infraestrutura está em situação preocupante para receber milhares de pessoas de todo o mundo”, alertou.

(Da assessoria do deputado)

Compartilhe:
4 novembro, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *