Baixa credibilidade


Deputados avaliam que insatisfação do brasileiro com gestão federal é reflexo da corrupção

A insatisfação do brasileiro com a gestão Dilma é reflexo da crise política enfrentada pelo Planalto e da corrupção instalada em diversos órgãos da estrutura federal, avaliam os deputados Alberto Mourão (SP) e Vanderlei Macris (SP). Pesquisa do Instituto Sensus, encomenda pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) e divulgada nesta terça-feira (16), reforça a falta de confiança da população com a forma de a petista conduzir o país.

Pelo levantamento, 49% dos entrevistados consideram o governo Dilma ótimo ou bom, enquanto 37,1% o avaliam como regular e 9,3% o têm como ruim ou péssimo. Também caiu a avaliação feita dos ministérios: a escolha dos ministros era aprovada (ótimo/bom) por 45,5% em dezembro, índice que passou para 24,2%. Esse é o primeiro estudo CNT/Sensus sobre a atual administração. Foi feito entre os dias 7 e 12 de agosto em 24 estados com 2.000 pessoas. A expectativa de que a petista fará um bom mandato caiu oito pontos percentuais.

Play
baixe aqui

“Há um clima de insatisfação da população em relação às ações de governo porque não existe nada muito positivo do ponto de vista de investimentos e o país está parado”, afirmou Macris. O tucano destaca que o Planalto adota uma tentativa mentirosa de mostrar à opinião pública que está tomando providências contra a corrupção.

Segundo ele, a faxina defendida por Dilma é seletiva: enquanto demite pessoas envolvidas em escândalos no Ministério dos Transportes, “na Agricultura – reduto do PMDB – ficou tudo ‘meia boca”’. “Há dois pesos e duas medidas. A pesquisa pode refletir apenas um momento, mas mostra que há um sentimento de que a gestão não está bem”, alertou.

“A sociedade espera por resultados e pede o enfrentamento dos problemas. Porém, cada vez mais, vão sendo explorados os problemas nos ministérios e automaticamente isso se reflete na imagem do Executivo”, destacou Mourão, ao afirmar que a divisão da administração federal em feudos de partidos políticos é prejudicial para o país e começa a despertar o sentimento de indignação.  “A sociedade está dando seu recado na pesquisa”, disse.

Na semana passada, o Ibope apresentou números que comprovam a desaprovação: 48% consideraram o governo ótimo e bom. O resultado demonstra, segundo os deputados, que a maioria dos cidadãos não está satisfeita com a composição e as ações da gestão petista. Segundo a sondagem, a saúde e os impostos foram os itens com o pior resultado, com 69% de descontentamento, seguidos da segurança pública (65%). Os juros e o combate à inflação também tiveram uma avaliação ruim: 63% e 56%. Já a área de educação obteve 52% de rejeição.

(Reportagem: Djan Moreno/ Fotos: Paula Sholl/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
16 agosto, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *