Irregularidades nos Transportes


Líder do PSDB vem a Brasília para sensibilizar Sarney quanto à necessidade de convocação da Comissão Representativa do Congresso

O líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP), chega a Brasília nesta segunda-feira (25) para tentativa de encontro com o presidente do Senado, José Sarney, responsável por convocar a Comissão Representativa do Congresso para deliberar assuntos que não possam aguardar o fim do recesso parlamentar.

Nogueira defende a necessidade da comissão se reunir urgentemente para avaliar requerimento de sua autoria convocando o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, para prestar esclarecimentos sobre a enxurrada de denúncias envolvendo o ministério e órgãos a ele ligados. “As denúncias de irregularidades cada vez se avolumam mais e várias pessoas foram demitidas até agora, inclusive aquelas do chamado ‘núcleo duro’ do Ministério dos Transportes. Tudo isso acontecer enquanto o atual ministro era secretário-executivo não permite sequer imaginar que ele não soubesse de nada”, disse.

Corrupção no Dnit se espalha como câncer, alerta Antonio Imbassahy

O parlamentar ressalta que a gravidade do caso torna impreterível a convocação da Comissão Representativa, prerrogativa que cabe apenas a Sarney. “A sociedade espera uma resposta do Congresso e não pode aguardar o final do recesso parlamentar. Caso contrário, não há justificativa para existência da comissão. Tenho certeza de que o presidente Sarney se sensibilizará com a justa pressão popular por investigação, punições e eventuais ressarcimentos, pois apenas a demissão dos envolvidos não encerra o caso”, disse o parlamentar.

Aditivos e usurpação de função pública

O líder tucano lembra que é preciso que Passos esclareça ainda o aumento injustificado de contratos aditivos e do volume de recursos autorizados enquanto respondeu interinamente pela pasta, no ano passado – de acordo com a Folha de S. Paulo, nos últimos seis meses de 2009 o Dnit assinou 53 termos aditivos, ampliando o valor dos contratos em R$ 309 milhões. No mesmo período de 2010, quando Passos respondia pelo Ministério dos Transportes, os aditivos cresceram 154% e a quantia liberada chegou a R$ 787 milhões. Nogueira também apresentou requerimento convidando Frederico Augusto de Oliveira, conhecido como Fred, a prestar esclarecimentos sobre suposta prática de crime de usurpação de função pública enquanto atuava no Dnit sem ter sido nomeado.

(Da assessoria da Liderança do PSDB na Câmara/ Foto: Paula Sholl )

Compartilhe:
25 julho, 2011 Últimas notícias 1 Commentário »

Uma resposta para “Irregularidades nos Transportes”

  1. Julia Rosa da Cruz disse:

    Parabéns Dep. Duarte Nogueira pela iniciativa de procurar o Presidente do Senado para convocaçoes, a midia já está cobrando presença do Congresso, não é hora de tirar férias, o Congresso precisa de decisoes urgente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *