Descaso do governo


Deputados condenam precária situação das estradas brasileiras

A precária situação das estradas brasileiras é reflexo da onda de corrupção que culminou com a demissão da cúpula do Ministério dos Transportes, incluindo o ex-ministro Alfredo Nascimento, avaliam os deputados Jorginho Mello (SC) e Luiz Nishimori (PR). Segundo os tucanos, falta uma política do governo federal para resolver os gargalos da infraestrutura, o que coloca um freio no crescimento do país.

De acordo com o jornal “O Globo”, as rodovias continuam caóticas, esburacadas, sem acostamento e, em sua maioria, sem asfalto, num claro retrato do atraso no setor. No ano passado, de 1,5 milhão de quilômetros de estradas, apenas 212 mil quilômetros, ou 13%, eram pavimentados, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Os outros 87% não têm qualquer tipo de pavimentação.

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Para Jorginho Mello, é preciso afastar os dirigentes do órgão às voltas com denúncias de corrupção. “As estradas estão esburacaras e em péssimo estado de conservação. Essa quadrilha que se instalou só se preocupa em roubar dinheiro público, ao invés de efetivamente terminar as obras necessárias”, reprovou.

Ele afirma que na BR-101 está sendo cobrado pedágio mesmo sem a conclusão do empreendimento. “Nunca vi nada parecido na história. O PT inovou até nisso: cobra pedágio de uma estrada que não está pronta.  Isso é uma vergonha.” Para o deputado, o agronegócio é o principal prejudicado, pois não tem como escoar os produtos.

Nishimori defende a urgente revisão dos investimentos em infraestrutura. Preocupado com a falta de boa vontade do PT, o tucano destaca que a caótica situação se estende aos portos, aeroportos, ferrovias. Ele aponta ainda como inibidor a elevada carga tributária. “Esses fatores acabam inviabilizando a nossa competitividade lá fora. Portanto, isso realmente prejudica o nosso desenvolvimento e o progresso.”

Pesquisa do instituto Ilos com 15 mil profissionais de logística revelou que 92% deles apontaram a má conservação das estradas como o principal problema de infraestrutura do Brasil, afirma “O Globo”. O levantamento foi feito em 2010. Segundo o Ilos, para que as estradas atuais sejam avaliadas como boas ou ótimas, é preciso investir R$ 64,7 bilhões em recuperação e R$ 747 bilhões em pavimentação. A soma é 19 vezes maior que os R$ 43,5 bilhões previstos no PAC 1.

(Reportagem: Artur Filho e Gabriel Garcia / Fotos: Paula Sholl / Áudio: Francisco Maia)

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18 julho, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

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