Falso dossiê
Mercadante é chamado para falar sobre ataques de hackers e caso dos aloprados
A pedido do deputado Fernando Francischini (PR), as comissões de Fiscalização Financeira e Controle e de Ciência e Tecnologia aprovaram a realização de audiência com o ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, para discutir os ataques de hackers a sites do governo federal. Apesar de não constar no requerimento de convite, o escândalo dos aloprados poderá ser abordado durante a participação do ministro na reunião, conforme havia sido acertado por Francischini e pelo deputado Vanderlei Macris (SP) com a base governista na semana passada.
Macris destacou que ainda não houve esclarecimentos suficientes sobre as acusações contra o ministro. Segundo ele, os argumentos utilizados até agora, como o de já ter sido inocentado pela Justiça, não representam nada diante das denúncias feitas por Expedito Veloso. Para o tucano, se as declarações de Veloso tivessem sido feitas durante as investigações sobre a compra de falso dossiê contra José Serra, durante a disputa do governo de São Paulo em 2006, o resultado poderia ter sido diferente.
Já Francischini ressaltou a importância de se debater a segurança dos sites do governo e as ações adotadas para impedir novas investidas de hackers. Segundo ele, a gravidade do problema faz necessária a discussão, tanto quanto as acusações que pesam contra Mercadante no caso dos aloprados.
O líder do PSDB, Duarte Nogueira (SP), lembrou que as acusações contra Mercadante o colocam como mentor do esquema criminoso que agiu para minar a candidatura de Serra e usou dinheiro que mais tarde foi apreendido, num total de R$ 1,75 milhão.
(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Paula Sholl)
Deixe uma resposta