Acordos comerciais
Comandada por Leréia, missão brasileira aborda estreitamento das relações entre Mercosul e UE
Em missão oficial a Bruxelas, o presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, Carlos Alberto Leréia (GO), deu continuidade ao trabalho de estreitamento das relações comerciais entre Mercosul e União Europeia. Ele participou de encontro empresarial no Club Brasil, instituição de divulgação do país junto ao bloco econômico do Velho Continente.
O representante executivo Rui Faria da Cunha falou sobre as perspectivas de acordos entre os dois blocos e o impacto que o processo representa no comércio, cooperação e diálogo político.
Membros da União Europeia reforçaram a importância da criação de um grupo formal de amizade com o Brasil. A comitiva brasileira recebeu bem a proposta, segundo Leréia, chefe da missão. O tucano destacou o interesse do Congresso em apoiar o processo para fixar a presença do país na Europa.
Na sequência, a comitiva teve reunião com a EUBRASIL, instituição localizada em Bruxelas e cujo objetivo é promover o diálogo bilateral. No encontro, foi debatida a preparação da cúpula UE-Brasil, prevista para 03 de outubro com a presidente Dilma Rousseff.
O presidente do grupo, Luigi Gambardella, afirmou que os acordos comerciais com os brasileiros estão abaixo das expectativas. Os parlamentares brasileiros concordam que a UE vem perdendo participação nos fluxos comerciais nacionais. Nesse sentido, pedem o desenvolvimento de parceria para expandir e aprofundar as relações.
Ao final do dia, a comitiva brasileira se reuniu com o encarregado para relações externas para UE, Tomas Dupla del Moral, que comentou sobre o estágio atual da nova rodada entre os dois blocos regionais.
(Da redação com assessoria de comunicação do deputado / Foto: Paula Sholl)
Deixe uma resposta