“Armação”
Parlamentares querem esclarecimentos de irregularidades na usina de Jirau
Os deputados Carlos Brandão (MA) e Delegado Waldir (GO) participaram nesta terça-feira (28) de audiência pública na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle para discutir irregularidades relacionadas ao consórcio responsável pela construção da usina hidrelétrica de Jirau, no Rio Madeira (RO), e o cumprimento de convênios com o município de Porto Velho (RO) e o governo de Rondônia. Os tucanos cobraram esclarecimentos em relação às irregularidades e afirmaram que continuarão fiscalizando.
Vice-presidente do colegiado e presidente da subcomissão que acompanha as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Brandão considerou o debate importante e disse que complementou a visita técnica que ele e outros deputados fizeram em Jirau.
baixe aquiO tucano lembrou com tristeza a rebelião provocada na usina em março. Diante do ocorrido, o deputado cobrou segurança dos funcionários da obra. “É preciso dar segurança para essas pessoas, zelar pelo emprego delas e preservar o meio ambiente. É importante a construção dessa obra para o país”, ressaltou.
Segundo o parlamentar, é preciso que as construtoras da usina saibam que estão sendo fiscalizadas e atuem dentro da lei. Brandão espera que as irregularidades não atrasem o cronograma da construção. “A obra não pode parar. É preciso corrigir o que foi feito errado. É preciso fazer com que as obras aconteçam”, defendeu.
O deputado Delegado Waldir também lembrou a visita técnica que fez na usina e disse ter constatado uma grande armação. “Estão querendo disparar os preços das obras no Brasil, considerando que vivemos um grande caos da mão de obra. O próprio representante da usina disse que em Porto Velho se paga o segundo maior salário na construção civil. Está ocorrendo uma grande armação para inflacionar as obras no Brasil. É um problema que pode se espalhar no país”, avisou. “É preciso fiscalizar o dinheiro do cidadão brasileiro que está sendo corroído pelo governo federal e pelo consórcio”, concluiu.
Visitas
→ Os tucanos visitaram em 12 de maio as usinas hidrelétricas do rio Madeira (Jirau e Santo Antônio) e participaram de audiência pública na Assembleia Legislativa de Rondônia. A audiência contou com a participação do Ministério Público do Trabalho, do Ministério do Trabalho, das centrais sindicais, representantes das comunidades de Porto Velho e um representante do Consórcio Santo Antônio.
(Reportagem: Letícia Bogéa/ Foto: Paula Sholl/ Áudio: Elyvio Blower)
Deixe uma resposta