Agricultura
Principal meta da subcomissão do leite é fixar preço justo para produtores, diz Domingos Sávio
A Comissão de Agricultura elegeu, nesta quarta-feira (8), o deputado Domingos Sávio (MG) para presidir a subcomissão especial do leite, que acompanhará e avaliará de forma permanente o mercado leiteiro do país e atuará na proposição de medidas que incentivem o setor. Para o parlamentar, que além de presidente também foi o autor da proposta de criação do colegiado, a principal meta é a fixação de um preço justo para os produtores de leite.
“Temos assistido a um crescimento da produção de leite no Brasil, que hoje se espalha por praticamente todo o território nacional”, afirmou o deputado. “Mesmo assim, os produtores sofrem com a queda do preço, com os altos impostos e com a importação de leite subsidiado. Nosso objetivo com a comissão é trabalhar para mudar essa realidade”.
Segundo o deputado, para atingir esses objetivos a subcomissão vai propor medidas de combate a cartéis na produção de insumos lácteos, além de agir na proteção do mercado interno em relação à importação de produtos subsidiados e na redefinição da carga tributária sobre o leite in natura. “No Brasil, ainda existe carência no consumo de produtos lácteos e seus derivados. Também faltam medidas de apoio aos produtores em geral”, afirmou o parlamentar.
O parlamentar iniciou sua vida pública no meio rural, atuando como presidente de Sindicato Rural e de cooperativa agropecuária em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas. Em toda a sua atuação parlamentar, sempre deu destaque ao trabalho no setor, bem como uma atenção especial ao cooperativismo e o meio ambiente.
A primeira reunião da nova subcomissão permanente será realizada na terça-feira, dia 14 de junho.
(Da redação com assessoria do deputado/ Foto: Paula Sholl)
Deixe uma resposta