Respeito à natureza
Dia do Meio Ambiente é celebrado na Câmara com foco na preservação e conscientização
Durante sessão solene em homenagem ao Dia do Meio Ambiente, o deputado Domingos Sávio (MG) ressaltou a importância da preservação ambiental. Já o deputado Ricardo Tripoli (SP) reforçou a necessidade de promover uma conscientização por parte do Congresso Nacional.
Tripoli reiterou a necessidade da população respeitar o meio ambiente e os recursos naturais. Ele defendeu ainda a adoção de políticas públicas efetivas que contemplem a questão de maneira prática.
baixe aquiEm relação às florestas, o parlamentar acredita que é preciso advogar pela causa, pois não se pode comprometer o futuro das novas gerações. Tripoli ressaltou que as florestas são a base para uma contínua qualidade de vida dos humanos no planeta.
“Hoje, a sociedade brasileira está confrontada com a necessidade de enfrentar indicadores preocupantes e sinais evidentes de insustentabilidade ambiental que comprometem diretamente a qualidade de vida das pessoas. São muitos os problemas, como por exemplo, o aumento dos resíduos sólidos, o empobrecimento da biodiversidade, a degradação dos solos, a escassez dos recursos hídricos e a contumaz prática do desmatamento e das queimadas”, afirmou.
O tucano lembrou que o Brasil, possuidor de 12% da água doce do planeta, não tem o direito de colocar em risco a vida dos brasileiros usando energia nuclear. “Todos nós sabemos que há recursos hídricos de sobra para gerar energia elétrica, ventos abundantes para investir na energia eólica e sol o bastante para adotar a energia solar em nosso dia a dia”, apontou.
Tripoli espera que o Congresso se preocupe e promova uma reflexão sobre o tema. “Que o Dia Mundial do Meio Ambiente seja mais uma oportunidade para que a nossa nação se comprometa com uma gestão socioambiental integrada e se conscientize ainda mais para os próximos anos”, completou.
Domingos Sávio, por sua vez, disse que todos precisam buscar o equilíbrio ambiental. Ou seja, produzir sem destruir a natureza “Há uma incoerência na falta de equilíbrio para enfrentar e debater esse problema. O respeito ao meio ambiente deve ser natural”, afirmou.
O deputado disse ainda que é fundamental produzir alimentos, gerar vida e riquezas e preservar o meio ambiente. “Produzir alimento é ter amor à vida. Dizer que uma parte da população é contra o meio ambiente porque defende a produção é um equívoco, é levar o país a uma posição absurda de desequilíbrio”, concluiu.
Agenda ambiental
→ O Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) foi estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972, durante a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano. Em 2011, o tema das comemorações é “Florestas: a natureza a seu serviço”.
→ A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, participou da abertura da sessão. Ela reafirmou a intenção do governo de ampliar o debate político com o Congresso na definição da agenda ambiental. A ministra lembrou que essa agenda envolve desafios que incluem segurança climática e alimentar.
(Reportagem: Letícia Bogéa/ Fotos: Paula Sholl/ Áudio: Elyvio Blower)
Deixe uma resposta