Prevenção
Berinho Bantim sugere proibição de celulares no interior de agências bancárias
Para combater os roubos a clientes que acabam de sair de agência bancária, o deputado Berinho Bantim (RR) propõe projeto de lei para proibir aparelhos celulares e de transmissão de mensagens no interior das instituições financeiras. “Nos últimos anos, tornou-se comum a modalidade do delito conhecido por ‘saidinha’ de banco, em que o cliente, depois de deixar o local, é abordado por delinquente”, justifica.
Pela proposta, as agências deverão instalar sistemas para monitorar a entrada dos aparelhos. Se a determinação for descumprida, serão aplicadas penalidades como advertência, multa e, em caso de reincidência, a interdição do local.
Caberá ao Ministério da Justiça fiscalizar os estabelecimentos quanto ao cumprimento da lei. Para tanto, o órgão federal poderá celebrar convênios com as Secretarias de Segurança Pública dos Estados e do Distrito Federal.
O tucano afirma que o acesso dos equipamentos de comunicação nas dependências das instituições facilita a ação de infratores. “Como poderoso instrumento para auxiliar essa modalidade criminosa, surgem os celulares, pelos quais ‘olheiros’ postados no interior das agências selecionam e informam seus comparsas, fora do banco, sobre as vítimas”, declara.
Ainda de acordo com o projeto, os estabelecimentos terão o prazo de 180 dias, a partir da data de publicação da lei, para atender as determinações.
(Reportagem: Laize Andrade / Foto: Paula Sholl)
Deixe uma resposta