Distorção


Rogério Marinho pede informações a ministro da Educação sobre uso político de livros didáticos

O deputado Rogério Marinho (RN) encaminhou nesta quarta-feira (4) pedido de informações ao ministro da Educação, Fernando Haddad, após as denúncias publicadas pela “Folha de São Paulo” sobre o Programa Nacional do Livro Didático (PNDL). O requerimento foi feito na Comissão de Educação e Cultura, onde o tucano é coordenador da bancada do PSDB. Segundo o jornal, o projeto do governo federal estaria utilizando livros didáticos nas escolas públicas com doutrinação política, já que o material seria elogioso ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e crítico à gestão de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Rogério Marinho espera que o ministro esclareça os critérios do processo de avaliação pedagógica e aprovação de obras didáticas em 2011; faça a apresentação do guia de livros didáticos deste ano e dos responsáveis pela seleção; e esclareça a denúncia feita contra o MEC de doutrinação política nesses materiais.

“O livro didático é um dos mais importantes programas para a educação brasileira. Mas a notícia veiculada pela imprensa causa insegurança nesse processo de autonomia pedagógica e financeira”, disse Marinho, enfatizando que os livros adotados pelas escolas são escolhidos com dispensa de licitação, com base na opinião de professores e diretores da rede de ensino.

(Da assessoria do deputado/ Foto: Eduardo Lacerda)

Leia também:

Tucanos querem convocar Haddad para esclarecer conteúdo ideológico em livros didáticos

Compartilhe:
4 maio, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *