Campeonato Brasileiro


Marisa Serrano questiona emissoras sobre polêmica em torno da transmissão dos jogos de futebol

A senadora Marisa Serrano (MS) questionou a possibilidade de uma briga judicial em torno dos direitos de transmissão dos jogos de futebol prejudicar a audiência do campeonato brasileiro. Ela acompanhou nesta quarta-feira (27) a audiência pública na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado com representantes das emissoras de TV, do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), da CBF e do Clube dos 13. A senadora tucana também perguntou se em algum momento o torcedor está sendo lembrado neste processo e levantou a hipótese de prejuízo à imagem do Brasil com a disputa, tendo em vista a Copa do Mundo de 2014.

Durante a reunião, solicitada pelas senadoras Lídice da Mata (PSB-BA), Ana Amélia (PP-RS) e Marisa Serrano, o superintendente de operações da Rede TV, Edjail Kalled, o diretor de esporte da Bandeirantes, José Carlos Silveira, e o diretor de aquisições e eventos da Record, Paulo Calil, acusaram a TV Globo de prejudicar a concorrência e privar o torcedor de horários adequados para os jogos de futebol.

O vice-presidente das Organizações Globo, Evandro Guimarães, no entanto, disse que não se pode vender a transmissão dos jogos de futebol olhando apenas o preço. Segundo ele, isso seria esquecer os interesses das agremiações e da população. Evandro acredita que os clubes que desconsideraram a vencedora da licitação e assinaram contratos individuais com a Rede Globo levaram em conta a cobertura diferenciada e de alta qualidade que a emissora líder de audiência oferece.

O diretor de esporte da Band, José Carlos Silveira, criticou a falta de critérios técnicos na licitação. Já o representante da Rede TV, Edjail Kalled, lamentou a postura da Globo: “eu vou pra uma licitação, ofereço um valor, o valor se torna público, e outro veículo vai lá nos clubes e fecha por um valor sabendo o meu valor?”. Para o diretor de aquisições e eventos da Rede Record, Paulo Calil, se deveria começar tudo de novo, para impedir inclusive disputas na justiça que possam prejudicar o torcedor brasileiro.

A audiência também teve a participação do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, do presidente do Clube dos 13, Fábio Koff, e do presidente do Cade, Fernando Furlan. Esta foi a segunda audiência pública realizada pela Comissão de Educação do Senado sobre o assunto.

(Da assessoria de imprensa da senadora/Foto: Eduardo Lacerda)

Compartilhe:
27 abril, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *