Caos aéreo
Atraso em obras de aeroportos para Copa e Olimpíadas preocupa Lúcia Vânia
A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), presidida pela senadora Lúcia Vânia (GO), realizou audiência pública para debater a ampliação da infraestrutura aeroportuária e o planejamento para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. “Os estudos apresentados aqui hoje deveriam constar como uma ferramenta a mais na mesa de trabalho do presidente da Infraero, do Secretário de Aviação Civil e, principalmente, da Presidente da República”.
Segundo Lúcia Vânia, estudo do Ipea afirma que há fortes indícios de que as obras de preparação para a Copa do Mundo de 2014 não fiquem prontas em tempo hábil. “E essas são apenas algumas entre as várias questões problemáticas apontadas pelo documento. O governo deveria ter humildade e aceitar os estudos apresentados aqui hoje”, completou a senadora.
O técnico de Planejamento do Ipea Carlos Álvares da Silva Campos Neto apresentou dados do estudo e destacou que o plano de investimentos da Infraero apresenta a capacidade que os aeroportos terão. Ele declarou que, com base em dados da Infraero, 10 dos 13 aeroportos das cidades-sede operariam acima de 100% da capacidade mesmo que as obras fiquem prontas. “O setor aéreo tem que ser pensado 30 anos à frente, e infelizmente não chegamos perto disso. Nosso programa se atém a 2014 e 2016. As deficiências estão ocorrendo hoje. A demanda cresceu demais, os aeroportos estão do mesmo tamanho. Não precisamos aguardar 2014 para que o problema possa aflorar”, afirmou a tucana.
O presidente do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA), José Márcio Monsão Mollo, afirmou que a situação dos aeroportos é preocupante e que, mesmo se todas as obras previstas pelo governo forem realizadas nos aeroportos, somente três dos 13 terminais não estarão acima da capacidade instalada em 2014: Galeão, Campinas e Manaus. “Possivelmente os passageiros viverão um caos completo em 2014 por conta do aumento da demanda”.
Lúcia Vânia comentou que, de acordo com o texto do Ipea, os investimentos públicos no setor aéreo nos últimos anos não acompanharam o crescimento da economia brasileira. “Essa defasagem tornou mais evidentes os problemas do setor, especialmente com a proximidade da Copa do Mundo e das Olimpíadas, eventos que colocarão à prova a capacidade infraestrutural do país. Para se ter uma idéia, quatorze aeroportos brasileiros operam acima de sua capacidade”.
A senadora goiana afirmou que o estudo apresentado é subestimado e criticado por apontar a verdade. Lúcia Vânia lembrou que a comissão vai debater os problemas de infraestrutura do país com todos aqueles que desejarem participar. “Não temos a pretensão de formar opinião disso ou daquilo. O que desejamos é que as pessoas participem e mostrem o seu trabalho e é isso que está sendo feito aqui, nesta Comissão”.
(Da assessoria de imprensa da senadora/Foto: Eduardo Lacerda)
Deixe uma resposta