Instabilidade econômica
“Inflação já dói no bolso do trabalhador e coloca em risco o Plano Real”, diz Alvaro Dias
Controlada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, a inflação começa a ter efeito negativo no bolso do trabalhador brasileiro e coloca em risco o Plano Real, alertou o líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR), nesta sexta-feira (15). Direto do plenário, ele ressaltou que, apesar da falta de transparência do governo petista, a escalada dos preços tem incomodado a população.
“Todo mundo que vai ao supermercado, às farmácias e aos postos de gasolina sabe que esse é o retrato da realidade”, destacou o tucano. “É lamentável o ministro da Fazenda, Guido Mantega, vir a público dizer que não pode inventar uma bomba atômica para acabar com a inflação. O que ele não pode é destruir o Plano Real, um patrimônio brasileiro que está ameaçado com a volta da inflação”, condenou, referindo-se à grande marca tucana sob o comando de Fernando Henrique: o controle dos textos e a austeridade fiscal. Na opinião do líder, os números oficiais mostram que a principal causa da volta da inflação é a gastança desenfreada promovida pelo PT para eleger Dilma Rousseff.
“O que o governo do PT fez até agora para evitar a volta da inflação foi aumentar impostos (IOF, Confins, Pasep), medidas que não surtiram efeito”, acrescentou Dias. O tucano ainda abordou outro “gargalo” da administração petista: a total incompetência na concretização do Programa de Aceleração do Crescimento. Vitrine da campanha do PT, o PAC não ultrapassou a execução de 0,25% (R$ 102 milhões), segundo dados do Siafi (Sistema de Acompanhamento de Gastos da União). “O PAC continua um paraíso de corrupção do PT e, principalmente, um emblema de incapacidade administrativa, com essa execução pífia”, disse.
O líder criticou ainda o atraso das obras para a Copa do Mundo, em especial os aeroportos, tema dos comerciais do PSDB que estão indo ao ar em todas as televisões. “A administração atual anuncia, anuncia, mas não faz nada, a situação continua a mesma e os aeroportos continuam um caos”, enfatizou.
(Da redação com assessoria da liderança do PSDB no Senado / Foto: Cadu Gomes)
Deixe uma resposta