Sucessão presidencial


Tucanos: prévias do partido são exemplo de democracia
Parlamentares do PSDB elogiaram o processo das prévias adotado pelo partido para a escolha do candidato da legenda à Presidência da República em 2010. Os tucanos avaliam que o mecanismo é democrático e aproxima diretórios estaduais e a direção nacional do partido. Nesta semana, entrou no ar no site do PSDB o espaço para a inscrição de filiados interessados em participar do processo. “Participe das Prévias Nacionais” é o convite do partido que está em um banner na parte superior do site.

Valorização dos filiados – O secretário-geral do partido, deputado Rodrigo de Castro (MG), afirmou que as prévias marcam o compromisso da legenda em dialogar com a base, ampliando o processo de democratização. “Escutamos vários estados durante todo o processo e buscamos a solução mais equilibrada possível”, explicou o parlamentar, responsável pela elaboração das prévias. Conforme destacou, a inscrição dos interessados via internet é uma ferramenta acessível a todos.

Para o 1º vice-líder do PSDB na Câmara, deputado Duarte Nogueira (SP), o processo mostra que o partido valoriza a participação dos filiados. “O partido ouve as suas bases na busca de superar obstáculos, fortalecer e revigorar a legenda. A relação do partido com os diretórios se torna mais próxima. Na prática, ocorre um processo de identificação entre as bases e a direção da legenda. O PSDB dá uma boa lição de democracia partidária”, elogiou.

A regulamentação das prévias foi aprovada por unanimidade no último dia 1º de julho. De acordo com as regras, será levado em consideração o peso eleitoral de cada estado para a computação dos votos. Com isso, São Paulo e Minas, 1º e 2º colégio eleitoral do país, respectivamente, terão peso maior.

Leia AQUI a Resolução 026/09, da Executiva Nacional do PSDB, que traz as normas do processo. (documento em PDF)

(Reportagem: Alessandra Galvão com Agência Tucana/ Fotos: Eduardo Lacerda)

Compartilhe:
14 agosto, 2009 Sem categoria Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *