Segurança às mães
Delegado Waldir propõe funcionamento noturno de creches no país
Para permitir às mulheres trabalharem ou estudarem à noite, o deputado Delegado Waldir (GO) apresentou projeto de lei (íntegra aqui) estabelecendo a criação de creches com funcionamento noturno nos municípios brasileiros. O objetivo da proposta, segundo o tucano, é tranquilizar as mães que precisam do emprego para sustentar a família. Na maioria das vezes, muitos filhos ficam sozinhos, com os pais e padrastos ou algum parente, o que gera insegurança.
A proposta foi baseada no trabalho de acompanhamento do deputado nas periferias do país sobre a situação dessas mulheres. “Temos acompanhado que muitas mulheres que trabalham à noite não têm com quem deixar seus filhos. Isso tem criado situações de violências domésticas do pai ou padastro e de outros adolescentes que abusam das crianças”, lamentou. Por esse motivo, o tucano acredita ser essencial o projeto. “Vai ser muito importante porque vamos valorizar a mulher brasileira que quer crescer na vida”, resumiu.
Segundo o parlamentar, atualmente um número expressivo de mulheres abandonam a escola para cuidar dos filhos. A maternidade de jovens e adolescentes, a seu ver, é uma das principais causas da grande evasão escolar no país, sobretudo no ensino médio. E o significativo contingente das matrículas desse nível de ensino no período noturno torna ainda mais necessário que se encontrem soluções para a permanência das jovens mães na escola.
baixe aqui(Reportagem: Letícia Bogéa e Marcos Côrtes / Foto: Brizza Cavalcante/Agência Câmara / Áudio: Elyvio Blower)
Deixe uma resposta