Desenvolvimento econômico
Rui Palmeira pede debate sobre projeto que classifica turismo receptivo como atividade econômica exportadora
O deputado Rui Palmeira (AL) apresentou nesta quarta-feira (16) na Câmara requerimento para que a Casa realize audiência pública conjunta entre as comissões de Turismo e Desporto e a de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio. O objetivo do encontro será debater o Projeto de Lei que classifica o setor de turismo receptivo como atividade econômica exportadora.
“Debater, defender e aprovar este projeto é essencial, em especial para Alagoas, estado que muito necessita de apoio na área do turismo. No Brasil, infelizmente, nem sempre se dá a devida importância à contribuição do turismo para a captação de divisas para o país”, destacou o parlamentar.
Caso seja aprovado, o projeto de lei 1375/2007 beneficiará o setor do turismo com os mesmos incentivos tributários, benefícios fiscais, linhas de crédito e financiamentos oficiais de bancos e agências de fomento que hoje beneficiam os exportadores de bens. “Isto será um reconhecimento justo e necessário à importância da indústria turística”, ressaltou Rui Palmeira.
Ainda segundo o tucano, “basta notar, por exemplo, que somente em 2006 ingressaram em nosso país nada menos do que US$ 4,3 bilhões em gastos de turistas estrangeiros por meio de cartões de crédito e trocas oficiais de câmbio. Daí a importância de se considerar o setor de turismo receptivo como atividade econômica exportadora”.
Para o autor do projeto de lei, deputado Otavio Leite (RJ), a mudança contribuirá para a elevação da competitividade dos empresários do setor na captação de turistas estrangeiros. O deputado também ressalta que o turismo é uma das atividades mais relevantes da economia nacional, em virtude da sua capacidade de criação e manutenção postos de trabalho, geração de renda e indução ao desenvolvimento. “Mas nem sempre, entretanto, se dá a devida importância à contribuição do turismo para a captação de divisas para o país. Basta notar, por exemplo, que em 2006 ingressaram no Brasil nada menos do que US$ 4,3 bilhões em gastos de turistas estrangeiros por meio de cartões de crédito e trocas oficiais de câmbio”, avaliou.
(Da assessoria/ Foto: Paula Sholl)
Deixe uma resposta