Jutahy relembra 40 anos de vida pública em discurso de despedida da Câmara


Jutahy está concluindo seu oitavo mandato; sensação é de dever cumprido.

O deputado Jutahy Junior (BA) relembrou sua trajetória de 40 anos de vida pública e mencionou momentos marcantes no exercício dos mandatos que exerceu ao longo desse período. Durante discurso proferido nesta segunda-feira (10), o tucano disse estar encerrando um ciclo e anunciou que vai se dedicar à carreira de advogado.

“Estou encerrando um ciclo da minha vida e fico feliz de ter cumprido os grandes objetivos da minha geração. Entrei na política, representando o meu estado, por vocação. Servir era o meu ideal, e fiz isso com honradez, com dignidade, com seriedade, com responsabilidade e com assiduidade”, enumerou.

Jutahy está em seu oitavo mandato como deputado federal. Antes foi deputado estadual. Filiado ao PSDB desde 1989, um ano após a fundação do partido, o tucano foi ministro do Bem-Estar Social no governo de Itamar Franco.

Ele lembra que, ainda como deputado estadual, seu primeiro grande objetivo foi defender a anistia. Já no Congresso, participou de lutas históricas como a campanha Diretas Já, a votação da emenda Dante de Oliveira, e formulação da Constituição de 1988, sob o comando de Ulysses Guimarães, que, segundo afirmou,  foi “o maior presidente” que a Câmara já teve.

Como deputado, Jutahy lembra que participou do processo de impeachment de dois presidentes eleitos: Collor e Dilma. O deputado também esteve presente em outros momentos históricos, como o combate à hiperinflação, comandado por Fernando Henrique Cardoso. 

“Vi tudo isso e agora encaro o encerramento desse ciclo parlamentar, desse ciclo da política, iniciando uma nova atividade, a minha profissão. A partir de 1º de fevereiro de 2019, serei advogado aqui em Brasília. Vou trabalhar com o meu filho, no escritório dele, fazer aquilo para o que me preparei na Universidade Federal da Bahia, e desejo fazer isso com a mesma dedicação com que fiz, ao longo desses anos, a vida pública”, anunciou.

Ex-líder do PSDB na Câmara, Jutahy concorreu ao Senado pela Bahia neste ano, ficando em 4º lugar. Aos eleitos, o tucano desejou sucesso na atuação parlamentar e disse que a democracia precisa ser defendida por todos, como foi feito por ele ao longo desse tempo.

“Cumpri minha etapa, passo o bastão para os seguintes. E esses podem fazer do Brasil um grande país, respeitando a diversidade e o contraditório. Esses podem fazer deste Parlamento aquilo que ele tem que ser: um ambiente de discussões, de forma respeitosa, dos grandes temas nacionais, ambiente em que o debate seja em função de ideias”, disse.

Jutahy lamentou que o debate no Congresso muitas vezes esteja “descambado para ataques pessoais, agressões e desqualificação”. Segundo ele, é preciso que os congressistas entendam que a democracia é feita com a diversidade de ideias e o respeito mútuo.

(Reportagem: Djan Moreno/foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
10 dezembro, 2018 Destaque2, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *