Parlamentares mineiros destacam espírito de tradição e luta do estado de Minas Gerais


O Grupo Folclórico Banzé fez apresentação de música e dança durante a sessão.

Os deputados de Minas Gerais Domingos Sávio e Eduardo Barbosa destacaram o espírito mineiro de luta, solidariedade, tradição e perseverança que muito contribuíram com a história e o desenvolvimento do país, durante sessão solene em homenagem ao aniversário do estado na manhã desta quarta-feira (11).

Ao homenagear o povo mineiro, principalmente os que constroem o estado e a nação no dia a dia, Domingos Savio citou a unidade existente no Congresso Nacional em prol de Minas. Segundo ele, a bancada mineira, formada por 53 deputados federais, se une quando a luta é pelo estado. “Aprovamos emenda para praticamente salvar a nossa Cemig, e recentemente garantimos arrecadação melhor para os municípios mineradores e que recebem impacto da mineração”, afirmou.

Outro exemplo é a destinação de quase R$ 500 milhões para salvar hospitais filantrópicos e socorrer as prefeituras em emendas de bancada, individuais e ações junto ao governo federal. “Estamos e estaremos unidos por Minas de forma suprapartidária”, afirmou.

O deputado Eduardo Barbosa lembrou a riqueza natural – ouro e diamante, entre outros fatores naturais, sociais e humanos que fazem de Minas Gerais um espaço único e precioso. Ele citou a fundação do arraial que deu origem à cidade de Mariana, em 16 de julho de 1696, a criação da capitania de Minas Gerais, em 1790, ao movimento iniciado pelo mártir Tiradentes em favor da independência do Brasil.

Eduardo Barbosa lembrou homens públicos nascidos em terras mineiras que prestaram grande serviço à nação, entre eles, Bernardo Pereira de Vasconcelos, Juscelino Kubitschek, Benedito Valadares, Itamar Franco e Tancredo Neves.

“Nas artes, Minas é um colosso. As rimas e o ritmo, as luzes, formas e aromas compostos por Claudio Manuel da Costa, Carlos Drummond de Andrade, Murilo Mendes, Ciro dos Anjos, Autran Dourado, Guimarães Rosa, Fernando Sabino, só para citar alguns que já iluminaram a imaginação de milhões de leitores no Brasil e no mundo”, reiterou.

Ao encerrar o discurso, o parlamentar tucano afirmou a necessidade de mirar mais uma vez no próprio exemplo para poder superar os momentos vividos hoje. “Vivemos uma situação histórica nunca vista com municípios agonizantes, pessoas inseguras e servidor público sem receber salário, por isso temos que saudar o mineiro no seu cotidiano de lutas”, disse ele, para em seguida ensejar que o povo mineiro esteja brioso do estado que ajudou a construir e principalmente que contribuam a fim de passar essa página angustiante da história mineira e brasileira.

(Reportagem: Ana Maria Mejia/ Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

Compartilhe:
11 julho, 2018 Banner, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *