Durante homenagem, Izalci defende incentivo para quadrilhas juninas


A quadrilha Pula Fogueira demonstrou os passos típicos da dança.

O deputado Izalci Lucas (DF) presidiu nesta sexta-feira (22) sessão solene em homenagem ao Dia Nacional do Quadrilheiro Junino, comemorado em 27 de junho. O plenário da Câmara ganhou novas cores e sons com as roupas típicas e músicas trazidas pelos convidados da sessão.

A arte-educadora Nyedja Gennari fez uma apresentação em cordel contando a história das quadrilhas juninas, suas danças, expressões e comidas características. Ao final da sessão, a quadrilha Pula Fogueira, de Itapoã (DF), demonstrou os passos típicos da dança.

Izalci destaca que a quadrilha junina é uma das maiores manifestações culturais do Brasil. Cerca de 30 milhões de brasileiros participam dos festejos em todo o país, com benefícios para as vendas do comércio e a geração de empregos.

“Queremos que as festas juninas tenham o valor turístico reconhecido no Brasil e no exterior. É uma manifestação cultural extremamente rica e precisamos de investimentos para transformá-la em um atrativo turístico tão importante quanto o Carnaval”, afirmou o tucano.

O trabalho começa muito antes de junho: no início do ano, os grupos típicos começam a trabalhar nas roupas, temas e coreografias. No Distrito Federal, vários grupos juninos já acumulam títulos de circuitos locais e nacionais. Izalci afirma que 43 grupos receberão uma premiação no sábado (23), na festa do Boi do Seu Teodoro, em Sobradinho (DF).

Participaram da sessão solene representantes da Quadrilha Junina do Povão, Associação dos Forrozeiros do DF, Quadrilha Sabugo de Milho, Quadrilha Xodó do Cerrado, Quadrilha Arrocha o Nó, grupo Tradição, Quadrilha Formiga da Roça, além de representantes da Liga de Quadrilhas do Distrito Federal, da Confederação Nacional dos Quadrilheiros e da Liga de Quadrilhas do Distrito Federal.

(Da redação/ Foto: William Santana)

Compartilhe:
22 junho, 2018 Noticia3, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *